Implicações didáticas de história da ciência no ensino de Física: uma revisão de literatura através da análise textual discursiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p769Resumo
Este trabalho mostra uma revisão de literatura sobre as implicações didáticas de história da ciência no ensino de física no período compreendido entre 2010 a 2014. A técnica utilizada para analisar os dados foi a análise textual discursiva (ATD) com as categorias definidas a priori. Essas categorias contemplam distintas estratégias didáticas para o ensino de história da ciência em aulas de física tais como: o uso das fontes primárias ou originais, dos estudos de caso histórico, das atividades de dramatização, dos experimentos históricos, das biografias e/ou autobiografias dos cientistas e, da análise de conteúdos de história da ciência presentes nos livros didáticos. O resultado mostrou que 36 artigos, dos 1659 disponibilizados nos periódicos consultados, utilizam essas estratégias de ensino. A etapa interpretativa dos resultados consistiu na produção de seis metatextos onde foram identificados dois objetivos de aprendizagem: o primeiro relacionado aos conceitos físicos e o segundo em aspectos relacionados ao entendimento da natureza da ciência. Identificamos também, no nosso corpus, os instrumentos de avaliação utilizados pelos autores para mensurar o conhecimento dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >