Globo de plasma: uma montagem simples com amplo potencial para discussões em sala de aula

João Paulo Casaro Erthal, Filipe Eduardo da Silva Pirovani, Ramón Giostri Campos

Resumo


Devido à importância e necessidade da inserção da Física moderna e contemporânea no currículo de Física do ensino médio, este artigo apresenta e explicita a confecção e montagem de um globo de plasma alternativo, produzido com material de fácil aquisição, podendo esse ser reproduzido por professores e estudantes com facilidade. O aparato tem o potencial de subsidiar discussões norteadas pelos temas estruturadores propostos em documentos oficiais brasileiros, de forma contextualizada, relacionando o fenômeno com a natureza e com aplicações tecnológicas presentes no cotidiano dos estudantes.


Palavras-chave


Globo de plasma; Ensino de Física contemporânea

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p666

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >