Globo de plasma: uma montagem simples com amplo potencial para discussões em sala de aula

Autores/as

  • João Paulo Casaro Erthal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Filipe Eduardo da Silva Pirovani Estudante de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ramón Giostri Campos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p666

Resumen

Devido à importância e necessidade da inserção da Física moderna e contemporânea no currículo de Física do ensino médio, este artigo apresenta e explicita a confecção e montagem de um globo de plasma alternativo, produzido com material de fácil aquisição, podendo esse ser reproduzido por professores e estudantes com facilidade. O aparato tem o potencial de subsidiar discussões norteadas pelos temas estruturadores propostos em documentos oficiais brasileiros, de forma contextualizada, relacionando o fenômeno com a natureza e com aplicações tecnológicas presentes no cotidiano dos estudantes.

Biografía del autor/a

João Paulo Casaro Erthal, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Química e Física (DQF)

Filipe Eduardo da Silva Pirovani, Estudante de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante de Graduação

Ramón Giostri Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Química e Física (DQF)

Publicado

2014-06-03

Cómo citar

Erthal, J. P. C., Pirovani, F. E. da S., & Campos, R. G. (2014). Globo de plasma: uma montagem simples com amplo potencial para discussões em sala de aula. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(3), 666–676. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p666

Número

Sección

Atividades experimentais no ensino de Física