Atividades experimentais de demonstração para o ensino de corrente alternada ao nível do ensino médio
Resumo
Foi construído um conjunto de atividades experimentais de demonstração a ser apresentado em sala de aula para avaliar a possibilidade do ensino da corrente alternada no currículo de Física do ensino médio, em nível introdutório. A escolha das atividades propostas foi orientada por uma sondagem das concepções prévias sobre corrente alternada de alunos de Física do ensino médio, enquanto a estratégia para a sua apresentação em sala de aula seguiu indicações da teoria sócio-histórica de Vygotsky. Ao final, faz-se a avaliação do resultado da apresentação desse conjunto de demonstrações experimentais comparando-o com os dados da sondagem inicial. A análise das respostas dos questionários mostrou que boa parte dos alunos adquiriu conhecimentos sobre a natureza da corrente elétrica alternada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >