Atividades experimentais de demonstração para o ensino de corrente alternada ao nível do ensino médio

João Paulo Casaro Erthal, Alberto Gaspar

Resumo


Foi construído um conjunto de atividades experimentais de
demonstração a ser apresentado em sala de aula para avaliar a
possibilidade do ensino da corrente alternada no currículo de
Física do ensino médio, em nível introdutório. A escolha das
atividades propostas foi orientada por uma sondagem das
concepções prévias sobre corrente alternada de alunos de Física
do ensino médio, enquanto a estratégia para a sua apresentação
em sala de aula seguiu indicações da teoria sócio-histórica de
Vygotsky. Ao final, faz-se a avaliação do resultado da
apresentação desse conjunto de demonstrações experimentais
comparando-o com os dados da sondagem inicial. A análise das
respostas dos questionários mostrou que boa parte dos alunos
adquiriu conhecimentos sobre a natureza da corrente elétrica
alternada.

Palavras-chave


Corrente alternada; pré-concepções; interações

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >