Atividades experimentais de demonstração para o ensino de corrente alternada ao nível do ensino médio

Autores

  • João Paulo Casaro Erthal UENF - Rio de Janeiro
  • Alberto Gaspar UENF - Rio de Janeiro

Resumo

Foi construído um conjunto de atividades experimentais de demonstração a ser apresentado em sala de aula para avaliar a possibilidade do ensino da corrente alternada no currículo de Física do ensino médio, em nível introdutório. A escolha das atividades propostas foi orientada por uma sondagem das concepções prévias sobre corrente alternada de alunos de Física do ensino médio, enquanto a estratégia para a sua apresentação em sala de aula seguiu indicações da teoria sócio-histórica de Vygotsky. Ao final, faz-se a avaliação do resultado da apresentação desse conjunto de demonstrações experimentais comparando-o com os dados da sondagem inicial. A análise das respostas dos questionários mostrou que boa parte dos alunos adquiriu conhecimentos sobre a natureza da corrente elétrica alternada.

Biografia do Autor

João Paulo Casaro Erthal, UENF - Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Mestrado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Erthal, J. P. C., & Gaspar, A. (2008). Atividades experimentais de demonstração para o ensino de corrente alternada ao nível do ensino médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(3), 346–360. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/5812

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>