Laboratório desafiador e história da ciência: um relato de experiência com o experimento de Oersted

José Antonio Ferreira Pinto, Ana Paula Bispo Silva, Éwerton Jéferson Barbosa Ferreira

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p176

Este trabalho relata a utilização de um modelo de laboratório problematizador que parte de um experimento histórico como problema a ser investigado. A proposta elaborada e executada apresenta-se como uma das possibilidades de inserção da abordagem histórica em sala de aula. A metodologia de utilização da atividade experimental segundo o referencial construtivista, o material histórico elaborado sob a perspectiva da moderna historiografia da ciência e a atitude do professor como mediador na atividade, buscam permitir o desenvolvimento de competências argumentativas e a compreensão de conceitos de eletromagnetismo por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba.


Palavras-chave


Laboratório Problematizador; Experimento Histórico; Eletromagnetismo

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p176

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >