Laboratório desafiador e história da ciência: um relato de experiência com o experimento de Oersted
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p176Resumo
Este trabalho relata a utilização de um modelo de laboratório problematizador que parte de um experimento histórico como problema a ser investigado. A proposta elaborada e executada apresenta-se como uma das possibilidades de inserção da abordagem histórica em sala de aula. A metodologia de utilização da atividade experimental segundo o referencial construtivista, o material histórico elaborado sob a perspectiva da moderna historiografia da ciência e a atitude do professor como mediador na atividade, buscam permitir o desenvolvimento de competências argumentativas e a compreensão de conceitos de eletromagnetismo por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >