Laboratório desafiador e história da ciência: um relato de experiência com o experimento de Oersted

Autores

  • José Antonio Ferreira Pinto Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Paula Bispo Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Éwerton Jéferson Barbosa Ferreira Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p176

Palavras-chave:

Laboratório Problematizador, Experimento Histórico, Eletromagnetismo

Resumo

Este trabalho relata a utilização de um modelo de laboratório problematizador que parte de um experimento histórico como problema a ser investigado. A proposta elaborada e executada apresenta-se como uma das possibilidades de inserção da abordagem histórica em sala de aula. A metodologia de utilização da atividade experimental segundo o referencial construtivista, o material histórico elaborado sob a perspectiva da moderna historiografia da ciência e a atitude do professor como mediador na atividade, buscam permitir o desenvolvimento de competências argumentativas e a compreensão de conceitos de eletromagnetismo por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba.

Biografia do Autor

José Antonio Ferreira Pinto, Universidade Estadual da Paraíba

Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UEPB, graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Atualmente é professor da Educação Básica e professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba.

Ana Paula Bispo Silva, Universidade Estadual da Paraíba

É graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996), com mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências (2006), com ênfase em História da Física e Matemática. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Paraíba.

Éwerton Jéferson Barbosa Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba

Possui curso técnico-profissionalizante pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba(2015).

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas