Laboratório desafiador e história da ciência: um relato de experiência com o experimento de Oersted

Autores/as

  • José Antonio Ferreira Pinto Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Paula Bispo Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Éwerton Jéferson Barbosa Ferreira Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p176

Resumen

Este trabalho relata a utilização de um modelo de laboratório problematizador que parte de um experimento histórico como problema a ser investigado. A proposta elaborada e executada apresenta-se como uma das possibilidades de inserção da abordagem histórica em sala de aula. A metodologia de utilização da atividade experimental segundo o referencial construtivista, o material histórico elaborado sob a perspectiva da moderna historiografia da ciência e a atitude do professor como mediador na atividade, buscam permitir o desenvolvimento de competências argumentativas e a compreensão de conceitos de eletromagnetismo por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba.

Biografía del autor/a

José Antonio Ferreira Pinto, Universidade Estadual da Paraíba

Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UEPB, graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Atualmente é professor da Educação Básica e professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba.

Ana Paula Bispo Silva, Universidade Estadual da Paraíba

É graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996), com mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências (2006), com ênfase em História da Física e Matemática. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Paraíba.

Éwerton Jéferson Barbosa Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba

Possui curso técnico-profissionalizante pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba(2015).

Publicado

2017-05-05

Cómo citar

Pinto, J. A. F., Silva, A. P. B., & Ferreira, Éwerton J. B. (2017). Laboratório desafiador e história da ciência: um relato de experiência com o experimento de Oersted. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(1), 176–196. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p176

Número

Sección

Relatos e propostas de experiências didáticas