Uma proposta para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de Física acerca da temática Natureza da Ciência

Boniek Venceslau da Cruz Silva, André Ferrer P. Martins

Resumo


O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK, na sigla em inglês) é compreendido como um conhecimento específico do professor que o diferencia de um especialista da sua área de conhecimento disciplinar específica. Ele surge como resultado de experiências de ensino de tópicos ou conteúdos da sua disciplina. O PCK é um constructo que, dentre outros, vem sendo usado como modelo de investigação do pensamento de professores e como subsídio para construção de currículos de formação inicial e continuada. Este trabalho propõe um modelo para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo, referente à temática Natureza da Ciência (NdC), na formação inicial de professores de Física (PCK/NdC). Procuramos incorporar, no nosso modelo, críticas recorrentes às propostas anteriores de modelos de PCK presentes na literatura especializada, como, por exemplo, a exclusão de fatores não cognitivos e a falta de relações entre os conhecimentos que dão corpo ao PCK. Assim, nosso modelo surge como ferramenta para análise e compreensão dos conhecimentos, dificuldades e crenças que rodeiam o futuro professor de Ciências/Física durante o processo de criação, aplicação e avaliação de estratégias didáticas que visam o ensino de conteúdos metacientíficos. Por fim, buscamos, com a proposição do modelo avaliativo do desenvolvimento do PCK/NdC, não uma resposta final e definitiva para a questão do como ensinar conteúdos metacientíficos; mas, sim, compreender os conhecimentos, dificuldades e dilemas que rodeiam os futuros professores de Física que se propõem a tal tarefa e como eles contribuem para o desenvolvimento do PCK/NdC.


Palavras-chave


Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Natureza da Ciência; Formação de professores de Física

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p389

 


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