Uma proposta para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de Física acerca da temática Natureza da Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p389

Resumo

O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK, na sigla em inglês) é compreendido como um conhecimento específico do professor que o diferencia de um especialista da sua área de conhecimento disciplinar específica. Ele surge como resultado de experiências de ensino de tópicos ou conteúdos da sua disciplina. O PCK é um constructo que, dentre outros, vem sendo usado como modelo de investigação do pensamento de professores e como subsídio para construção de currículos de formação inicial e continuada. Este trabalho propõe um modelo para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo, referente à temática Natureza da Ciência (NdC), na formação inicial de professores de Física (PCK/NdC). Procuramos incorporar, no nosso modelo, críticas recorrentes às propostas anteriores de modelos de PCK presentes na literatura especializada, como, por exemplo, a exclusão de fatores não cognitivos e a falta de relações entre os conhecimentos que dão corpo ao PCK. Assim, nosso modelo surge como ferramenta para análise e compreensão dos conhecimentos, dificuldades e crenças que rodeiam o futuro professor de Ciências/Física durante o processo de criação, aplicação e avaliação de estratégias didáticas que visam o ensino de conteúdos metacientíficos. Por fim, buscamos, com a proposição do modelo avaliativo do desenvolvimento do PCK/NdC, não uma resposta final e definitiva para a questão do como ensinar conteúdos metacientíficos; mas, sim, compreender os conhecimentos, dificuldades e dilemas que rodeiam os futuros professores de Física que se propõem a tal tarefa e como eles contribuem para o desenvolvimento do PCK/NdC.

Biografia do Autor

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor (2018) e Mestre (2010) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Licenciado em Física (2005) pela mesma instituição. Foi professor de Física do Ensino Médio, no período de junho de 2003 à março de 2010, no estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, na graduação, é professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, ministrando disciplinas do curso básico de Física e a disciplina de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Na pós-graduação, é professor e orientador no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo da UFPI. Exerceu o cargo de coordenador de curso (2012-2013). Pela mesma instituição, colaborou na Licenciatura em Física, modalidade Ead (2010-2012), coordenando disciplinas da área de ensino de Física. Foi coordenador do Pibid-Ciências da Natureza (Agosto de 2012 até Julho de 2015). Pesquisa sobre os seguintes temas: Ensino de Ciências/Física, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), Filosofia da Ciência (principalmente Ludwig Fleck e Thomas Kuhn). Interesse, em especial, no ensino e aprendizagem de temas relacionados aos campos da História e Filosofia da Ciência na sala de aula (Educação Básica e Ensino Superior).

André Ferrer P. Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio pós-doutoral na University of Leeds, no Reino Unido (Out/2013-Set/2014). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É membro da Comissão de Área de Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, pesquisando principalmente nos seguintes setores: ensino de ciências, ensino de física, filosofia e sociologia da ciência no ensino de ciências. Atuou, entre jan/2010 e jul/2013, como Coordenador Institucional do Programa PIBID na UFRN e, no biênio 2016-2017, como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFRN).

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Silva, B. V. da C., & Martins, A. F. P. (2018). Uma proposta para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de Física acerca da temática Natureza da Ciência. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 389–413. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p389

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência