O conhecimento pedagógico do conteúdo referente ao tema Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p735Resumo
O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK, do inglês Pedagogical Content Knowledge) é um conhecimento desenvolvido ao longo da formação docente e no exercício de sua profissão, caracterizando-se como um conhecimento próprio do professor. Entendemos que o PCK pode ser uma ferramenta útil para a compreensão do como os professores desenvolvem estratégias didáticas para a discussão de aspectos da Natureza da Ciência (NdC) em sala de aula. Na nossa pesquisa, de natureza qualitativa, buscamos investigar como 9 (nove) futuros professores de Física e estudantes de uma universidade pública brasileira mobilizam seus PCK para o ensino de aspectos da Natureza da Ciência (PCK/NdC). Devido à natureza tácita do PCK, utilizamos várias formas de coleta de dados, como, por exemplo, questionários, entrevistas e diários de reflexão do participante. Os resultados obtidos nos permitiram perceber alguns elementos que facilitaram ou dificultaram a mobilização do PCK/NdC do grupo investigado. Por exemplo, a complexidade e o ineditismo destas temáticas nos cursos de formação de professores de Física apresentou-se como um fator que dificultou a produção de estratégias didáticas para o ensino de aspectos da NdC, causando receios nos futuros professores, principalmente, no que diz respeito às suas próprias imagens diante dos estudantes da Educação Básica ao receberem essas novas propostas. Atrelado a isso, o pouco conhecimento do contexto, ou seja, o lócus de trabalho dos professores, pois o grupo investigado não apresentava experiências didáticas na sala de aula, propriamente dita, dificultou a estruturação de conhecimentos de estratégias didáticas para o ensino de aspectos da NdC e, consequentemente, do PCK/NdC. A partir das análises realizadas, embora os licenciandos investigados ainda estejam na fase de amadurecimento dos seus PCK/NdC, sugerimos que os cursos de formação inicial direcionem outro olhar para a questão de como os licenciandos mobilizam os conhecimentos necessários para o ensino de conteúdos metacientíficos e, por consequência, seus PCK/NdC. Uma saída, emergente da nossa investigação, seria a inserção de mais práticas cooperativas e reflexivas na formação destes professores.
Referências
ABD‐EL‐KHALICK, F; BELL, R. L.; LEDERMAN, N. G. The nature of science and instructional practice: Making the unnatural natural. Science education, v. 82, n. 4, p. 417-436, 1998.
ABELL, S. K. Twenty years later: does pedagogical content knowledge remain a useful idea? International Journal of ScienceEducation, v. 30, n. 10, p. 1405-1416, 2008.
ACEVEDO, J. A. D. Enfoques explícitos versus implícitos em La enseñanza de la natureza de la ciência. Revista Eureka sobre Euseñanza y Divulgación de lãs Ciencias, v. 6, n. 3, p. 355-386, 2009.
AYDIN, S; BOZ, Y. The nature of integration among PCK components: A case study of two experienced chemistry teachers. Chemistry Education Research and Practice, v. 14, n. 4, p. 615-624, 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BAXTER, J. A.; LEDERMAN, N. G. Assessment and measurement of pedagogical content knowledge. In: GESS-NWESOME, J.; LEDERMAN, N.G. (Eds). Examining pedagogical content knowledge: PCK and science education. Netherlands: Kluwer Academic Publisher, 1999. p. 147-161.
BERRY, A.; FRIEDRICHSEN, P.; LOUGHRAN, J. (Ed.). Re-examining pedagogical content knowledge in science education. Routledge, 2015.
BERRY, A.; DEPAEPE, F.; VAN DRIEL, J. Pedagogical Content Knowledge in Teacher Education. In: LOUGHRAN, J; HAMILTON, M. L (Eds.). International Handbook of Teacher Education. Springer, p. 347-386, 2016.
BOLÍVAR, A. Conocimiento didáctico del contenido y didácticas específicas. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 9, n. 2, p. 1-39, 2005.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2006.
DEMIRDÖĞEN, B.; UZUNTIRYAKI-KONDAKÇI, E. Closing the gap between beliefs and practice: Change of pre-service chemistry teachers' orientations during a PCK-based NOS course. Chemistry Education Research and Practice, v. 17, n. 4, p. 818-841, 2016.
FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, 2015.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009.
FORATO, T. C. M. A Natureza da Ciência como saber escolar: um estudo caso a partir da história da luz. 2009. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
FORMOSINHO, J. Formação de Professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Portugal: Porto Editora, 2009.
GARCIA, C. M. Como conocen los professores la matéria que ensenan: algumas contribuições de La investigacion sobre conocimiento didactico del contenido. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIDÁTICAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, Santiago de Compostela, 1992. p. 1-35.
GARRITZ, A.; MELLADO, V. El conocimiento didáctico del contenido y La afectividad. In: GARRITZ, A; LORENZO, G (Eds.). Conocimiento Didáctico del Contenido. Una perspectiva Iberoamericana, Saarbrücken, Alemania: Editorial Academia Española, 2014, p. 229-264.
GESS-NEWSOME, Julie; LEDERMAN, Norman G. (Ed.). Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implications for science education. Springer Science & Business Media, 1999.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009.
HANUSCIN, D. L.; LEE, M. H.; AKERSON, V. L. Elementary teachers' pedagogical content knowledge for teaching the nature of science. Science Teacher Education, v. 95, n. 1, p. 145-167, 2010.
KIND, V. Pedagogical content knowledge in science education: perspectives and potential for progress. Studies in science education, v. 45, n. 2, p. 169-204, 2009.
LEDERMAN, N. G. Student’s and teacher’s conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992.
LEDERMAN, N. G. Nature of Science: past, present and future. In: Abell, S. K (Org); Lederman, N. G (Org). Handbook of research of Science Education. Mahwal: Lawrence Erlball Associates, p. 881-880, 2007.
LOUGHRAN, J; MULHALL, P; BERRY, A. In search of pedagogical content knowledge in science: Developing ways of articulating and documenting professional practice. Journal of research in science teaching, v. 41, n. 4, p. 370-391, 2004.
MAGNUSSON, S.; KRAJCIK, J.; BORKO, H. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: Examining pedagogical content knowledge. Springer Netherlands, 1999. p. 95-132.
MARCON, D. Conhecimento pedagógico do conteúdo: a integração dos conhecimentos do professor para viabilizar a aprendizagem dos alunos. Caxias do Sul: Educs, 2013.
MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho.... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.
MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.
McCOMAS, W. F.; OLSON, J. K. The nature of science in international science education standards documents. In: The nature of science in science education: rationales and strategies. Springer Netherlands, 2002. p. 41-52.
MONTEIRO, M. M. Inércia e Natureza da Ciência no Ensino de Física: uma sequência didática centrada no desenvolvimento histórico do conceito de inércia. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MOREIRA, M. A. Metodologia de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
SANTOS, G. D.; SILVA, B. V. C. Natureza da Ciência por alunos de Licenciatura em Física. Latin-American Journal of Physics Education, v. 7, p. 630-647, 2013.
SANTOS, M. L.; SILVA, B. V. C.; CARVALHO, H. R.; NASCIMENTO, L. A. A Natureza da Ciência no Ensino Fundamental: Por que não? Experiências em Ensino de Ciências, v. 1, p. 1-31, 2017.
SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Education Review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.
SHULMAN, L. PCK: Its genesis and exodus. In: BERRY, A; FRIEDRICHSEN, P; LOUGHRAN, J (Ed.). Re-examining pedagogical content knowledge in science education. Routledge, p. 3-13, 2015.
SILVA, B. V. C. Controvérsias sobre a natureza da luz: uma aplicação didática. 2010. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, B. V. C. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo referente à temática Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. 2018. Tese. (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, B. V. C.; MARTINS, A. F. P. (em avaliação). A reflexão colaborativa no desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo referente à temática Natureza da Ciência de futuros professores de Física, 2018a.
SILVA, B. V. C.; MARTINS, A. F. P. Uma proposta para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de Física acerca da temática Natureza da Ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 389-413, 2018b.
VERDUGO-PERONA, J. J.; SOLAZ-PORTOLES, J. J.; SANJOSE-LOPEZ, V. El conocimiento didáctico del contenido em ciencias: estado de la cuestión. Caderno de Pesquisa, v. 47, n. 164, p. 586-611, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >