Espaço, Tempo e Realidade: um estudo comparativo entre três concepções de mundo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p571Resumo
O presente trabalho pretende investigar os elementos que comparecem em três distintas concepções de mundo, a saber, as concepções míticas, a teoria psicanalítica e a física clássica, nas suas tentativas de estabelecer o que deve ser considerado real e o que deve ser considerado aparente. Para isso, escolhemos estudar o modo como se estruturam, dentro dessas concepções, as categorias de espaço e de tempo, as quais, em função de seu caráter basilar, permitem estabelecer mais claramente suas diferenças e similitudes. Muito embora as concepções comparadas sejam não somente muito distintas, mas até mesmo incompatíveis entre si, mostramos que todas elas compartilham alguns elementos estruturantes, sendo o mais importante deles a noção de não-intencionalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >