Implicações didáticas de história da ciência no ensino de Física: uma revisão de literatura através da análise textual discursiva

Edmundo Rodrigues Junior, Fernando José Luna de Oliveira, Marília Paixão Linhares, Cassiana Barreto Hygino

Resumo


Este trabalho mostra uma revisão de literatura sobre as implicações didáticas de história da ciência no ensino de física no período compreendido entre 2010 a 2014. A técnica utilizada para analisar os dados foi a análise textual discursiva (ATD) com as categorias definidas a priori. Essas categorias contemplam distintas estratégias didáticas para o ensino de história da ciência em aulas de física tais como: o uso das fontes primárias ou originais, dos estudos de caso histórico, das atividades de dramatização, dos experimentos históricos, das biografias e/ou autobiografias dos cientistas e, da análise de conteúdos de história da ciência presentes nos livros didáticos. O resultado mostrou que 36 artigos, dos 1659 disponibilizados nos periódicos consultados, utilizam essas estratégias de ensino. A etapa interpretativa dos resultados consistiu na produção de seis metatextos onde foram identificados dois objetivos de aprendizagem: o primeiro relacionado aos conceitos físicos e o segundo em aspectos relacionados ao entendimento da natureza da ciência. Identificamos também, no nosso corpus, os instrumentos de avaliação utilizados pelos autores para mensurar o conhecimento dos alunos.


Palavras-chave


História da Ciência; Ensino de Física; Análise Textual Discursiva

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p769

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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