A teoria platônica da reminiscência poderia dirimir o conflito entre construtivismo e inatismo?
Resumo
O nosso problema consiste em responder se a demonstração da teoria da reminiscência , que aparece no Diálogo Mênon de Platão, seria ou não capaz de dirimir o conflito resultante de um debate ocorrido no século XX envolvendo o construtivismo de Piaget e o inatismo de Chomsky. Se isso fosse possível, a demonstração de mais de dois milênios decidiria bem mais numa direção em favor de Chomsky, visto que Platão defende um inatismo ainda mais radical que Chomsky. Porém, ainda que essa decisão fosse possível, ainda assim envolveria um paradoxo na medida em que o inatismo platônico é concernente ao mundo inteligível que existe na nossa alma imortal e isso nada tem a ver com o mundo sensível e também nada tem a ver com a capacidade inata e geneticamente determinada de Chomsky. No entanto, a demonstração platônica é falha, pois a hipótese fundamental em que se baseia (apenas perguntar, mas jamais ensinar) não pode ser garantida. Ensaia-se, de maneira tentativa, uma aproximação entre Piaget e Chomsky à luz da teoria aristotélica de ato e potência . Essa aproximação não é isenta de dificuldades, pois leva a questões antinômicas e a outros problemas de grande complexidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >