A teoria platônica da reminiscência poderia dirimir o conflito entre construtivismo e inatismo?

Autores/as

  • Tácio José Menezes de Araújo SEMED - Alagoas
  • Jenner Barretto Bastos Filho UFAL - Alagoas

Resumen

O nosso problema consiste em responder se a demonstração da teoria da reminiscência , que aparece no Diálogo Mênon de Platão, seria ou não capaz de dirimir o conflito resultante de um debate ocorrido no século XX envolvendo o construtivismo de Piaget e o inatismo de Chomsky. Se isso fosse possível, a demonstração de mais de dois milênios decidiria bem mais numa direção em favor de Chomsky, visto que Platão defende um inatismo ainda mais radical que Chomsky. Porém, ainda que essa decisão fosse possível, ainda assim envolveria um paradoxo na medida em que o inatismo platônico é  concernente ao mundo inteligível que existe na nossa alma imortal e isso nada tem a ver com o mundo sensível e também nada tem a ver com a capacidade inata e geneticamente determinada de Chomsky. No entanto, a demonstração platônica é falha, pois a hipótese fundamental em que se baseia (apenas perguntar, mas jamais ensinar) não pode ser garantida. Ensaia-se, de maneira tentativa, uma aproximação entre Piaget e Chomsky à luz da teoria aristotélica de ato e potência . Essa aproximação não é isenta de dificuldades, pois leva a questões antinômicas e a outros problemas de grande complexidade.

Biografía del autor/a

Jenner Barretto Bastos Filho, UFAL - Alagoas

Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1971), Mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1975), Doutorado em Física pela Escola Politécnica Federal de Zürich -ETH Zürich- (1982).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2004-01-01

Cómo citar

Araújo, T. J. M. de, & Bastos Filho, J. B. (2004). A teoria platônica da reminiscência poderia dirimir o conflito entre construtivismo e inatismo?. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(3), 350–376. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6424

Número

Sección

Artigos