Uma controvérsia em torno da educação científica: partidários e críticos do construtivismo

Autores

  • Jenner Barretto Bastos Filho Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p299

Resumo

Analisamos alguns pontos da controvérsia entre construtivistas e seus críticos. Argumentamos que as necessidades de conhecimento prévio e de protagonismo do aprendiz em sua própria construção do conhecimento são conciliáveis tanto com o imprescindível legado cultural recebido pelo aprendiz quanto com os treinamentos por automação e repetição de procedimentos que podem liberar potencialidades para habilidades mais criativas.

Biografia do Autor

Jenner Barretto Bastos Filho, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Física – Universidade Federal de Alagoas
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFAL
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – UFAL-Polo 36
Maceió – AL

 

 

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Bastos Filho, J. B. (2015). Uma controvérsia em torno da educação científica: partidários e críticos do construtivismo. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(2), 299–319. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p299

Edição

Seção

Artigos