Marés, fases principais da lua e bebês

Autores

  • Fernando Lang da Silveira UFRGS - Rio Grande do Sul

Resumo

Os mecanismos responsáveis pelas marés são discutidos, utilizando-se uma matemática acessível a alunos de ensino médio; demonstra-se que tanto a Lua, quanto o Sol são responsáveis pelos efeitos de maré nos oceanos. Apesar da força gravitacional do Sol na Terra ser aproximadamente 200 vezes maior do que a da Lua, os efeitos solares de maré são aproximadamente 2 vezes menores do que os lunares. Uma crença popular muito difundida afirma que o número de nascimentos de bebês está correlacionado com as fases da Lua; apresenta-se um estudo com 104616 datas de nascimento que contradiz essa crença popular.

Biografia do Autor

Fernando Lang da Silveira, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Silveira, F. L. da. (2003). Marés, fases principais da lua e bebês. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 20(1), 10–29. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6558

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>