Acerca de um mito: o vórtice de coriolis no ralo da pia

Autores

  • Fernando Lang da Silveira UFRGS - Rio Grande do Sul
  • Rolando Axt UFRGS - RS

Resumo

A explicação usual que afirma ser a força de Coriolis responsável pelos redemoinhos ou vórtices em ralos de pias, tanques ou banheiras é questionada. Descrevem-se os experimentos realizados por Shapiro (1962), com o objetivo de testar essa afirmação. Finalmente são propostos alguns experimentos que o leitor facilmente poderá realizar em casa, mostrando a insustentabilidade daquela explicação.

Biografia do Autor

Fernando Lang da Silveira, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rolando Axt, UFRGS - RS

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Silveira, F. L. da, & Axt, R. (2000). Acerca de um mito: o vórtice de coriolis no ralo da pia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 17(1), 22–26. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6782

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>