A frenagem eletromagnética de um ímã que cai

Autores

  • Fernando Lang da Silveira UFRGS - Rio Grande do Sul
  • Yan Levin UFRGS - Rio Grande do Sul
  • Felipe Barbedo Rizzato UFRGS - Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

É apresentado um modelo para calcular a velocidade terminal de queda de magnetos cilíndricos em um tubo condutor nãoferromagnético. Resultados experimentais para diversos magnetos associados em série são relatados, corroborando as previsões teóricas. Os experimentos e o modelo teórico desenvolvido fornecem uma interessante ilustração da Lei de Faraday-Lenz.

Biografia do Autor

Fernando Lang da Silveira, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Yan Levin, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em - Carnegie Mellon University (1987), mestrado em Fisica - University of California at Berkeley (1989) e doutorado em Fisica - University of California at Berkeley (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Felipe Barbedo Rizzato, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e posdoc pela Universidade de Maryland (1988-1990).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-09-08

Edição

Seção

Artigos