A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos

Autores

  • Fernando Lang da Silveira UFRGS - Rio Grande do Sul

Resumo

A epistemologia de Imre Lakatos - metodologia dos programas de pesquisa - é apresentada. Um programa de pesquisa constitui-se de um núcleo firme (conjunto de hipóteses ou teoria irrefutável por decisão dos cientistas), de uma heurística que instrui os cientistas a modificar o cinturão protetor (conjunto de hipóteses auxiliares e métodos observacionais) de modo a adequar o programa aos fatos. Um programa é progressivo quando prevê fatos novos e alguma destas previsões é corroborada; ele é regressivo quando não prevê fatos novos, ou, os prevendo, não são corroborados. A história da ciência é a história dos programas em concorrência; as chamadas revoluções científicas constituem-se em um processo racional de superação de um programa por outro. Implicações da epistemologia de Lakatos e Popper - ambos racionalistas críticos - para o ensino de ciências são discutidas.

Biografia do Autor

Fernando Lang da Silveira, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Como Citar

Silveira, F. L. da. (1996). A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 13(3), 219–230. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7047

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>