Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história

Autores

  • Fernando Lang da Silveira UFRGS - Rio Grande do Sul
  • Luiz Orlando de Quadro Peduzzi UFSC - Santa Catarina

Resumo

Examina-se o papel da experimentação na gênese de conhecimentos relativos a três episódios da descoberta científica: a física de Galileu, a teoria da relatividade restrita e o modelo atômico de Bohr. A insuficiência da epistemologia empirista na abordagem desses conteúdos é evidenciada pelo contraste entre a história empirista e uma outra história, muito mais rica, dinâmica e complexa. Do ponto de vista didático, a filosofia da ciência contemporânea abre novas e ainda pouco exploradas vias para um melhor entendimento da ciência e dos processos de construção do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Fernando Lang da Silveira, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luiz Orlando de Quadro Peduzzi, UFSC - Santa Catarina

Graduação em Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Silveira, F. L. da, & Peduzzi, L. O. de Q. (2008). Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(1), 27–55. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6289

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>