Sobre a resolução de problemas no ensino da Física

Autores

  • Luiz Orlando de Quadro Peduzzi UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

Este trabalho procura mostrar que a resolução de problemas de lápis e papel, em física, não deve ser considerada pelo professor como uma atividade na qual o aluno, por esforço próprio e sem qualquer orientação específica, tenha necessariamente êxito se preparado conceitualmente para tal . Constituindo-se em um segmento do ensino com especificidades próprias e por vezes bastante peculiares, a resolução de problemas, não somente em física mas também em outras áreas do conhecimento, não pode ser alijada ou pouco considerada no contexto geral das ações do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem. Uma ampla discussão sobre este assunto, em sala de aula, seguramente resultará em um estudante melhor orientado e mais consciente de suas ações junto a este importante componente da sua aprendizagem em física.

Biografia do Autor

Luiz Orlando de Quadro Peduzzi, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Como Citar

Peduzzi, L. O. de Q. (1997). Sobre a resolução de problemas no ensino da Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 14(3), 229–253. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6982

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >>