Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da Relatividade Restrita

Autores

  • Janete Francisca Klein Köhnlein UNOESC - Santa Catarina
  • Luiz Orlando de Quadro Peduzzi UFSC - Santa Catarina

Resumo

Considerando as dificuldades que muitas vezes são encontradas na implementação de práticas educativas que visam discutir a ciência e seu processo de construção, em sala de aula, apresenta-se, neste trabalho, os componentes de um Módulo Didático baseado em uma abordagem histórico-filosófica da Teoria da Relatividade Restrita. Estruturado de acordo com os três momentos pedagógicos de Angotti e Delizoicov (1992), problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, ele foi testado em uma turma de 4ª fase do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Catarina. Os resultados mostram uma acentuada receptividade dos alunos em relação às atividades desenvolvidas e mudanças significativas em certas concepções de ciência vigentes.

Biografia do Autor

Janete Francisca Klein Köhnlein, UNOESC - Santa Catarina

Graduação em Matemática Hab. Matemática e Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1995) , graduação em Educação Artística pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1995) , especialização em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luiz Orlando de Quadro Peduzzi, UFSC - Santa Catarina

Graduação em Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Köhnlein, J. F. K., & Peduzzi, L. O. de Q. (2005). Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da Relatividade Restrita. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(1), 36–70. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6393

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >>