Sobre a resolução de problemas no ensino da Física

Authors

  • Luiz Orlando de Quadro Peduzzi UFSC - Florianópolis - SC

Abstract

Este trabalho procura mostrar que a resolução de problemas de lápis e papel, em física, não deve ser considerada pelo professor como uma atividade na qual o aluno, por esforço próprio e sem qualquer orientação específica, tenha necessariamente êxito se preparado conceitualmente para tal . Constituindo-se em um segmento do ensino com especificidades próprias e por vezes bastante peculiares, a resolução de problemas, não somente em física mas também em outras áreas do conhecimento, não pode ser alijada ou pouco considerada no contexto geral das ações do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem. Uma ampla discussão sobre este assunto, em sala de aula, seguramente resultará em um estudante melhor orientado e mais consciente de suas ações junto a este importante componente da sua aprendizagem em física.

Author Biography

Luiz Orlando de Quadro Peduzzi, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

1997-01-01

How to Cite

Peduzzi, L. O. de Q. (1997). Sobre a resolução de problemas no ensino da Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 14(3), 229–253. Retrieved from https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6982

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >>