O paradoxo hidrostático de Galileu e a lei de Arquimedes

Autores

  • Fernando Lang da Silveira UFRGS - Rio Grande do Sul
  • Alexandre Medeiros UFRPE - Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p273

Resumo

A pedagogia tradicional tem subestimado a presença de certos mistérios e paradoxos no ensino da Física. Abordagens indutivistas ingênuas na educação em ciência têm também contribuído para que alguns importantes pressupostos teóricos sejam usualmente ignorados. Uma análise histórica, conceitual e experimental do desenvolvimento da Física pode contribuir positivamente para restaurar a importância de tais pressupostos no ensino da Física. Neste artigo, analisamos o assim denominado Paradoxo Hidrostático de Galileu, um enigma conectado com a Lei de Arquimedes para a Hidrostática. Uma análise experimental desse tema é apresentada de forma fotograficamente bem documentada e conclusões são tiradas como um exemplo para ilustrar a extensão em que uma competente análise de pressupostos ocultos pode contribuir para subverter a educação tradicional e ortodoxa em Física.

Biografia do Autor

Fernando Lang da Silveira, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Alexandre Medeiros, UFRPE - Pernambuco


Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Ensino Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Centre For Studies in Science and Mathematics Educ pela University of Leeds.

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Publicado

2009-08-21

Como Citar

Silveira, F. L. da, & Medeiros, A. (2009). O paradoxo hidrostático de Galileu e a lei de Arquimedes. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 26(2), 273–294. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p273

Edição

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