Einstein, a Física dos brinquedos e o Princípio da equivalência

Autores

  • Alexandre Medeiros UFRPE - Pernambuco
  • Cleide Farias de Medeiros UFRPE - Pernambuco

Resumo

O título deste artigo pode até parecer um tanto esquisito, mas ele está correto. O texto trata em primeiro lugar da importância atribuída por Einstein à alegria na aprendizagem da ciência. Dentro desse contexto, discutimos o relacionamento de Einstein com os brinquedos científicos, a partir de dois exemplos raros: um deles resgatado da sua infância e o outro já do final da sua vida. Um dos brinquedos mencionados, aqui denominado de elevador de Einstein , é analisado como uma excelente ilustração do Princípio da Equivalência da Relatividade Geral. Após discutirmos brevemente o sentido mais geral deste princípio, retomamos a questão da sua visualização através da análise de alguns outros brinquedos científicos alternativos que também ilustram de modo mais fácil o mesmo princípio.

Biografia do Autor

Alexandre Medeiros, UFRPE - Pernambuco

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Ensino Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Centre For Studies in Science and Mathematics Educ pela University of Leeds.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Cleide Farias de Medeiros, UFRPE - Pernambuco

Graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação Em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (1980) , mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado em Centre For Studies in Science and Mathematics Educ pela Leeds Metropolitan University (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Medeiros, A., & Medeiros, C. F. de. (2005). Einstein, a Física dos brinquedos e o Princípio da equivalência. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(3), 299–315. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6373

Edição

Seção

Artigos