A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física

Alexandre Medeiros, Maria Amélia Monteiro

Resumo


A compreensão da teoria copernicana constitui-se num dos alicerces
para a formação de uma visão de mundo moderna que contemple o
lugar do ser humano no espaço, assim como a produção do
conhecimento científico. Neste sentido, parece de grande importância
educacional a análise das mensagens veiculadas pelos livros textos
sobre tão fundamental conteúdo. Neste trabalho, destacamos os
pressupostos e as limitações do sistema de Copérnico, dentro de um
arcabouço histórico, comparando tal desenvolvimento com as
apresentações de trinta e um livros didáticos de física do ensino
médio em língua portuguesa. A análise permite que se perceba as
graves omissões e distorções introduzidas por tais textos na
apresentação da citada teoria.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >