A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física

Autores

  • Alexandre Medeiros UFRPE - Pernambuco
  • Maria Amélia Monteiro UEPE - Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A compreensão da teoria copernicana constitui-se num dos alicerces para a formação de uma visão de mundo moderna que contemple o lugar do ser humano no espaço, assim como a produção do conhecimento científico. Neste sentido, parece de grande importância educacional a análise das mensagens veiculadas pelos livros textos sobre tão fundamental conteúdo. Neste trabalho, destacamos os pressupostos e as limitações do sistema de Copérnico, dentro de um arcabouço histórico, comparando tal desenvolvimento com as apresentações de trinta e um livros didáticos de física do ensino médio em língua portuguesa. A análise permite que se perceba as graves omissões e distorções introduzidas por tais textos na apresentação da citada teoria.

Biografia do Autor

Alexandre Medeiros, UFRPE - Pernambuco

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Ensino Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Centre For Studies in Science and Mathematics Educ pela University of Leeds.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos