A história e a física do fantasma de Pepper
Resumo
Este artigo aborda a importância das ilusões de óptica no ensino da Física estudando, em particular, a clássica ilusão denominada no Brasil de casa de Monga (ou o fantasma de Pepper Pepper s Ghost , em inglês). Uma retrospectiva histórica da inserção das ilusões de óptica, enquanto algo de relevância educacional, no ensino das ciências é apresentada ao leitor como uma introdução ao tema. Em seguida, discute-se a polêmica história da invenção e da utilização do fantasma de Pepper , em meio à disputa envolvendo a prioridade da sua criação reivindicada pelo Professor John Henry Pepper e pelo engenheiro Henry Dircks no cenário cultural da Inglaterra Vitoriana. Analisa-se o dispositivo produtor da referida ilusão, demonstrando-se a simplicidade da Física presente no seu funcionamento. Ao final, discutem-se algumas tentativas de compreensão do referido artefato apelando-se para a realização de outros experimentos auxiliares.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >