A história e a física do fantasma de Pepper

Autores

  • Alexandre Medeiros UFRPE - Pernambuco

Resumo

Este artigo aborda a importância das ilusões de óptica no ensino da Física estudando, em particular, a clássica ilusão denominada no Brasil de casa de Monga (ou o fantasma de Pepper Pepper s Ghost , em inglês). Uma retrospectiva histórica da inserção das ilusões de óptica, enquanto algo de relevância educacional, no ensino das ciências é apresentada ao leitor como uma introdução ao tema. Em seguida, discute-se a polêmica história da invenção e da utilização do fantasma de Pepper , em meio à disputa envolvendo a prioridade da sua criação reivindicada pelo Professor John Henry Pepper e pelo engenheiro Henry Dircks no cenário cultural da Inglaterra Vitoriana. Analisa-se o dispositivo produtor da referida ilusão, demonstrando-se a simplicidade da Física presente no seu funcionamento. Ao final, discutem-se algumas tentativas de compreensão do referido artefato apelando-se para a realização de outros experimentos auxiliares.

Biografia do Autor

Alexandre Medeiros, UFRPE - Pernambuco

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Ensino Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Centre For Studies in Science and Mathematics Educ pela University of Leeds.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Medeiros, A. (2008). A história e a física do fantasma de Pepper. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(3), 329–345. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/5811

Edição

Seção

Artigos