Estudo sobre a formação das cores na óptica: possibilidades a partir das Fontes Documentais Históricas

Autores

  • Alessandra Marques Ferreira dos Santos Escola Técnica Estadual, Osasco -SP
  • Márcia Helena Alvim Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86515

Palavras-chave:

História das Ciências, Fontes Documentais Históricas, Ensino de Física

Resumo

Neste artigo buscaremos analisar as possibilidades didáticas promovidas pelas fontes documentais históricas para o estudo da formação das cores na óptica, através da análise dos documentos históricos, textos escritos e fontes não textuais, como: tradução comentada de fonte primária e fontes secundárias referentes ao período histórico em análise e produções não textuais, como esquemas e diagramas relacionados ao tema. Nosso principal objetivo seria investigar a contribuição da História das Ciências, com o uso de fontes históricas diversas, como forma de ampliar a compreensão dos saberes científicos e do desenvolvimento das Ciências. A pesquisa tem abordagem metodológica qualitativa, os dados foram analisados a partir do referencial teórico proposto por Bardin, a análise de conteúdo.  Deste modo, iniciaremos com a discussão sobre aspectos teóricos relacionados à abordagem histórica no ensino de ciências, valorizando o potencial das fontes documentais históricas como recursos didáticos na educação científica, apresentando o contexto epistemológico de produção do texto e experiências sobre a temática “Nova Teoria sobre Luz e Cores” de Isaac Newton. Após a discussão teórica, analisamos uma implementação didática, aplicada em uma turma de alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Osasco, acerca da percepção sobre a aprendizagem promovida com o resgate da História das Ciências. Dentre os resultados obtidos destacamos que uma abordagem mais ampla sobre o tema, valorizando a historicidade dos saberes científicos pode promover uma aprendizagem relevante, crítica e reflexiva.

Biografia do Autor

Alessandra Marques Ferreira dos Santos , Escola Técnica Estadual, Osasco -SP

Possui Licenciatura plena em Física pelo Instituto de Física, Universidade de São Paulo;  Licenciatura plena em Pedagogia; Especialisação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC; Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Universidade Federal do ABC. Atualmente é Professora Titular de Ensino Médio e Técnico na Escola Técnica Estadual, atua junto ao Grupo de Estudo em Educação à Distância  na organização e produção de material didático de Física para Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência em Física, atuando nas seguintes áreas: História das Ciências, Recursos Diversificados de Ensino, Ensino de Física, Experimentos Didáticos, Astronomia e projetos de iniciação científica no Ensino Médio.

Márcia Helena Alvim, Universidade Federal do ABC

Bacharel e Licenciada em Historia pela Universidade Estadual de Campinas (1997-2001), com mestrado (2001-2003) e doutorado (2003-2007) pelo Instituto de Geociências da UNICAMP, área de História das Ciências. Desde 2008 atua como docente na Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas, desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: narrativas europeias sobre o mundo natural americano, epistemologias do sul, decolonialidade e a História das Ciências; relações entre História das Ciências e Educação Científica. Esteve na coordenação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia da Universidade Federal do ABC (2009-2011), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática (2011-2012), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Santos , A. M. F. dos ., & Alvim, M. H. (2022). Estudo sobre a formação das cores na óptica: possibilidades a partir das Fontes Documentais Históricas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 798–827. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86515

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física