Study on the formation of colors in optics: possibilities from Historical Documentary Sources

Authors

  • Alessandra Marques Ferreira dos Escola Técnica Estadual, Osasco -SP
  • Márcia Helena Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86515

Keywords:

Science History, Historical Documentary Sources, Physics Teaching

Abstract

In this article we will seek to analyze the didactic possibilities promoted by historical documentary sources for the formation of colors study in optics, through the analysis of historical documents, written texts and non-textual sources, such as: commented translation of primary and secondary sources referring to the historical period in analysis and non-textual productions, such as schemes and diagrams related to the theme. Our main objective would be: to investigate the contribution of Science History, using different historical sources, as a way of expanding the understanding of scientific knowledge and the development of Science. The research has a qualitative methodological, the data were analyzed from the theoretical framework proposed by Bardin, content analysis. In this way, we will start with the discussion of theoretical aspects related to the historical approach in science teaching, valuing the potential of historical documentary sources as didactic resources in scientific education, presenting the epistemological context of text production and experiences on the theme "New Theory on Science". Light and Colors” by Isaac Newton. After the theoretical discussion, we analyzed a didactic implementation, applied in a group of second year students of a public High School in the city of Osasco, about the learning perception promoted by the rescue of the History of Sciences. Among the results obtained, we highlight that a broader approach to the subject valuing the historicity of scientific knowledge can promote relevant, critical and reflective learning.

Author Biographies

Alessandra Marques Ferreira dos , Escola Técnica Estadual, Osasco -SP

Possui Licenciatura plena em Física pelo Instituto de Física, Universidade de São Paulo;  Licenciatura plena em Pedagogia; Especialisação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC; Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Universidade Federal do ABC. Atualmente é Professora Titular de Ensino Médio e Técnico na Escola Técnica Estadual, atua junto ao Grupo de Estudo em Educação à Distância  na organização e produção de material didático de Física para Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência em Física, atuando nas seguintes áreas: História das Ciências, Recursos Diversificados de Ensino, Ensino de Física, Experimentos Didáticos, Astronomia e projetos de iniciação científica no Ensino Médio.

Márcia Helena, Universidade Federal do ABC

Bacharel e Licenciada em Historia pela Universidade Estadual de Campinas (1997-2001), com mestrado (2001-2003) e doutorado (2003-2007) pelo Instituto de Geociências da UNICAMP, área de História das Ciências. Desde 2008 atua como docente na Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas, desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: narrativas europeias sobre o mundo natural americano, epistemologias do sul, decolonialidade e a História das Ciências; relações entre História das Ciências e Educação Científica. Esteve na coordenação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia da Universidade Federal do ABC (2009-2011), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática (2011-2012), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino

References

ASSIS, A. K. T. Introdução e Notas. In: NEWTON, I. Óptica. 1. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, J. Fontes Históricas: revisitando alguns aspectos primordiais para a Pesquisa Histórica, Mouseion, v. 12, p. 129-159, 2012.

BATISTA, G. L. F.; DRUMMOND, J. M. H. F.; FREITAS, D. B. Fontes primárias no ensino de física: considerações e exemplos de propostas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 663-702, dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n3p663. Acesso em: 21 jan. 2022.

BLOCH, M. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. p. 51-68.

BORGES, V. P. O que é história. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1985.

BOSS, S. L. B. et al. A utilização de traduções de fontes primárias na formação inicial de professores: breves considerações sobre dificuldades de leitura e entendimento. In: GATTI, S. R. T; NARDI, R. (Org.). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. A pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica. 1. ed. São Paulo: Editora Escrituras. 2014, p. 20-38.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v. 2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2006.

BRICCIA, V.; CARVALHO, A. M. P. Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico na escola média. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Ourense, v. 10, n. 1, p. 1-22, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5505784. Acesso em: 20 jan. 2022.

DÍAZ, N. Y.; JIMÉNEZ-LISO, M. R. Las controversias socio-científicas: temáticas e importancia para la educación científica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación delas Ciencias, v. 9, n. 1, p. 54-70, 2012. Disponível em: https://rodin.uca.es/handle/10498/14624. Acesso em: 20 jan. 2022.

FORATO, T. C. M; PIETROCOLA, M; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 27-59, abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n1p27/18162. Acesso em: 20 jan. 2022.

GOULART, S. M. História da Ciência: Elo da dimensão transdisciplinar no processo de formação de professores de ciências. In: LIBANEO, J. C; SANTOS, A (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005.

HIDALGO, M. R.; LORENCINI JR, A. Reflexões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 14, p. 19-38, out. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/26106. Acesso em: 19 jan. 2022.

LINHARES, M. L. C.; QUELUZ, G. L. O Estudo da Termodinâmica em Sala de Aula: Uma Perspectiva Crítica a Partir da História da Ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 13, p. 1-14, abr. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/24368. Acesso em: 21 jan. 2022.

MARINELI, F.; SASSERON, L. H. A estrutura argumentativa e as características dos argumentos no texto que aborda a “nova teoria sobre luz e cores” de Isaac Newton. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 107-124, maio-ago 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-21172014000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2022.

MARTINS, E. B.; PEREIRA, A. C. C. Uma primeira descrição da obra: rabdologiae, seu numerationis per virgula ... de 1617. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 154-166, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246. Acesso em: 21 jan. 2022.

MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. 21-34.

MOURA, B. A. A aceitação da óptica newtoniana no século XVIII: subsídios para discutir a natureza da ciência no ensino. 2008. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo.

MOURA, B. A. Newton versus Huygens: como (não) ocorreu a disputa entre suas teorias para a luz. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 111-141, abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n1p111/31584. Acesso em: 19 jan. 2022.

NEWTON, I. A letter of Mr. Isaac Newton, professor of the Mathematicks in the University of Cambridge; containing his new theory about light and colors, sent by the author to the publisher from Cambridge, Febr. 6. 1671/72; in order to be communicated to the Royal Society (80): 3075-87, 1672. In: SILVA, C. C.; MARTINS, R. A. A Nova teoria sobre luz e cores de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 18, p. 313-27, 1996.

NEWTON, I. Óptica. Tradução: André K. Assis. Óptica. 1. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

OLIVEIRA, R. R.; ALVIM, M. H. Elos possíveis entre a História das Ciências e a educação CTS. Khronos, Revista de História da Ciência, n. 4, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/khronos/article/view/131155/133450. Acesso em: 21 jan. 2022.

OLIVEIRA, Z.; ALVIM, M. H. História das Ciências e da Matemática, Educação Problematizadora e Epistemologias do Sul: para se pensar um ensino de ciências e de matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, set. 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10669. Acesso em: 21 jan. 2022.

PEDUZZI, L. O. Q.; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 19-55, ago. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020 v25n2p19. Acesso em: 21 jan. 2022.

PESSOA JR; O. Quando a Abordagem Histórica deve ser usada no Ensino de Ciências? Ciência & Ensino, v. 1, p. 4-6, out. 1996.

RAICIK, A. C.; PEDUZZI, L. O. Q.; ANGOTTI, J. A. P. A estrutura conceitual e epistemológica de uma controvérsia científica: implicações para o ensino de ciências. Experiências em ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 42-62, 2018.

RIBEIRO, J. L. P. “Sobre as cores” de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 4, p.1-18, jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/MYdSxdHfrhbs58Hkqp4rLyL/?lang=pt. Acesso em: 21 jan. 2022.

SANTOS, A. M. F. Abordagem histórica aliada a recursos diversificados de ensino: uma proposta didática sobre o estudo da formação das cores na óptica. 2020. 136f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - UFABC, Santo André.

SANTOS, S. E. La perspectiva histórica de las relaciones Ciencia-Tecnologia-Sociedad y su papel en la enseñanza de las ciencias. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 2, n. 3, p. 399-415, 2003. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen2/REEC_ 2_3_11.pdf. Acesso em: 24 jan. 2022.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

SILVA, C. C. A teoria das cores de Newton: um estudo crítico do Livro I do Opticks. 1996. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SILVA, C. C.; MARTINS, R. A. A Nova teoria sobre luz e cores de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 18, p. 313-27, 1996.

SILVA, C. C.; MARTINS, R. A. As pesquisas de Newton sobre a luz: uma visão histórica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, p. 4202-1-4202-32, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/JY8NCgHBqbPp3XDBxwgJMSt/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2022.

SILVA, C. C.; MARTINS, R. A. A teoria das cores de Newton e as críticas de Hooke. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 8, 1996, Águas de Lindóia. Atas [...]. Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 1997. p. 230-37.

SILVA, C. C.; MARTINS, R. A. A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência & Educação, v. 9, n. I, p. 53-65, 2003.

SILVA, G. R.; ERROBIDART, N. C. G. Termodinâmica e Revolução industrial: Uma abordagem por meio da História Cultural da Ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 19, p. 71-97, jul. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337096159_Termodinamica_e_Revolucao_industrial_Uma_abordagem_por_meio_da_Historia_Cultural_da_Ciencia. Acesso em: 20 jan. 2022.

SOLBES, J.; TRAVER, M. J. La Utilización de la Historia de las Ciencias en La Enseñanza de la Física y la Química. Enseñanza de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 103-112, 1996. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21438. Acesso em: 18 jan. 2022.

VITAL, A.; GUERRA, A. Textos para ensinar física: princípios historiográficos observados na inserção da história da ciência no ensino. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 351-370, abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/j9RFSCqFbrgFpqqgCm7wtHw/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2022.

ZANETIC, J. Física é cultura. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 3, p. 21-24, 2005.

ZANOTELLO, M. Leitura de textos originais de cientistas por estudantes do ensino superior. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 04, p. 987-1013, 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400014&lng =pt&nrm=iso. Acesso em: 21 jan. 2022.

ZILBERMAN, R. et al. As pedras e o arco: fontes primárias, teoria e história da literatura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004. p. 199-276.

Published

2022-12-15

How to Cite

Alessandra Marques Ferreira dos, & Márcia Helena. (2022). Study on the formation of colors in optics: possibilities from Historical Documentary Sources. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 798–827. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86515

Issue

Section

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física