Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático

Jose de Pinho Alves Filho

Resumo


O laboratório didático de Física é algo que, historicamente, está
presente de alguma forma nas discussões sobre ensino de Física.
Dando continuidade a estas discussões, realizamos uma análise do
laboratório didático de Física no ensino médio de formação geral,
utilizando o conceito de transposição didática e de suas regras. Para
isto efetuamos o resgate histórico de algumas propostas de laboratório
didático, para identificar características comuns dessas abordagens.
Uma de nossas conclusões é que, no processo de transposição didática
o método experimental se transformou em objeto do saber a
ensinar , introduzido através do laboratório didático, sem função
precisa no processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >