Subjetividades da Comunicação Científica: a educação e a divulgação científicas no Brasil têm sido estremecidas em tempos de pós-verdade?

Authors

  • Alan Alves-Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Rangel Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1598

Abstract

The post-truth neologism is a contemporary metonym for thinking the lexicon truth from different perspectives. The main goal of this essay is to describe, discuss and examine how the phenomenon of post-truth has been constituted and interfered in education and scientific dissemination. We assume a critical attitude towards the problem of post-truth, seeking to discuss its effects on education and strengthen public platforms and policies for education and scientific dissemination in contemporary Brazil. We argue that truth, as a material good (as a systematic body of knowledge) and symbolic, seems to be diluted and weakened in the public debate, especially with new digital technology environments (Facebook, YouTube, WhatsApp, Twitter, Instagram, among others), in which information, facts, fake news circulate indiscriminately and uncritically, corroborating the establishment of a post-truth state that counts bytes of information. This information can be false (and often is), and that arouses emotions through persuasion mechanisms. We therefore think and argue that subjectivities that take little account of facts, evidence, scientific, epistemological, political (or cosmopolitical) conviction tend to be detrimental to scientific education and dissemination.

Author Biographies

Alan Alves-Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Física (UEFS), Mestre e Doutor em Ciências (USP) com estágios de pós-doutorado no Chile e na Austrália. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da UFRGS. Membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Física e Ensino de Física da UFRGS. Atua nas áreas de Astrofísica, Educação e Divulgação de Ciências. Autor de 2 livros de divulgação, um deles finalista no Prêmio Jabuti 2020 na categoria Ensaios/Ciências. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5579-2138

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências, na área de concentração em Ensino de Física e Mestre em Física, área de concentração Ensino de Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; atualmente é Professora Associada no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; é docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS.  Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-1145-111X

Ricardo Rangel Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pesquisador Bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF / PPGEnFis - UFRGS (Conceito 6 CAPES)), Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Bacharel e Licenciado em Filosofia e Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharelando em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência com pesquisa em Epistemologia Analítica Contemporânea e em Ensino de Ciências e de Filosofia na Educação Básica e Superior, atuando e tendo interesse nos seguintes temas: Epistemologia da Memória, História e Filosofia da Ciência, Lógica e Argumentação na Educação Científica, Filosofia da Educação, Epistemologia Social, Filosofia da Mente e da Linguagem, Teorias da Cognição e da Aprendizagem.

References

ABREU, T. B.; FERNANDES, J. P.; MARTINS, I. Levantamento sobre a produção CTS no Brasil no período de 1980-2008 no Campo de Ensino de Ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6 n. 2, p. 3-32, 2013.

ALVES-BRITO, A.; BOOTZ, V.; MASSONI, N. T. Uma sequência didática para discutir as relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, p. 917-955, 2018.

ALVES-BRITO, A. et al. Astronomy for development in Portuguese-speaking countries. Nature Astronomy, v. 3, 366, 2019.

ALVES-BRITO, A et al. Histórias (in)visíveis nas ciências. I. Cheikh Anta Diop: um corpo negro na física. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, v. 12, n. 31, 2020.

ARENDT. H. Verdade e Política. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo (Espanha) v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.

BACHELARD, G. Epistemología. Barcelona: Editorial Anagrama, 1973.

BLOOR, D. Conhecimento e imaginário social. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

BOARO, D. A.; MASSONI, N. T. O uso de elementos da História e Filosofia da Ciência (HFC) em aulas de Física em uma disciplina de Estágio Supervisionado: alguns resultados de pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências (online), v. 23, n. 3, p. 110-144, 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1132/pdf.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez.1996.

CELLAN-JONES, R. Como o Facebook pode ter ajudado Trump a ganhar a eleição. BBC News Brasil. 12/11/2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-37961917. Acesso em: 02 mar. 2020.

CHAUI, M. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. v. 1.

CORPORACIÓN LATINOBARÓMETRO. Informe 2018, 2018. Disponível em: http://www.latinobarometro.org/lat.jsp. Acesso em: 09 out. 2020.

ELACQUA, G. Profesión: profesor en América Latina ¿Por qué se perdió el prestigio docente y cómo recuperarlo? BID- Banco Interamericano de Desarrollo, División de Educación, 2018. Disponível em: https://publications.iadb.org/publications/portuguese/document/Profiss%C3%A3o-professor-na-Am%C3%A9rica-Latina-Por-que-a-doc%C3%AAncia-perdeu-prest%C3%ADgio-e-como-recuper%C3%A1-lo.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

ENGLISH OXFORD DICTIONARIES. World of the Year 2016 is. Available on; https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/. Acesso em: 02 mar. 2020.

FEYERABEND, P. Contra o método. São Paulo: UNESP, 2007.

FORATO, T. C. M.; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M. A história e a natureza da ciência no ensino de ciências: obstáculos a superar ou contornar. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XII, 2010, Águas de Lindóia. Atas eletrônicas... Águas de Lindóia: SBF, 2010.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 36. ed. Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 1979.

GOMES, N. L. O movimento negro educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. São Paulo: Vozes, 2017.

HARVEY, D. A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2018.

JUNGES, A. L.; MASSONI, N. T. O consenso científico sobre aquecimento global antropogênico: considerações históricas e epistemológicas e reflexões para o ensino dessa temática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 455-491, 2018.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1997.

LACEY, H. Valores e Atividade Científica. São Paulo: Discurso Editorial, 1998.

LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAUDAN, L. El progreso y sus problemas. Madrid: Encuentro Ediciones, 1977.

LATOUR, B. Bruno Latour: “O sentimento de perder o mundo, agora, é coletivo”. El País Internacional. Entrevista concedida a MARC BASSETS. 31/03/2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/29/internacional/1553888812_652680.html. Acesso em: 07 mar. 2020.

LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012.

LATOUR, B. Disinventare la Modernità: conversazioni com François Ewald. Milano (Italia): Elèuthera Edizioni, 2008.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A Vida de Laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 1997.

LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.

MASSONI, N. T.; MOREIRA. A. A visão epistemológica de Isabelle Stengers. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 8, n. 2, p. 111-141, 2015.

MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. David Bloor e o “programa forte” da Sociologia da Ciência: um debate sobre a natureza da ciência. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (on line), v. 22, e10625, 2020.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia, e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MBEMBE, A. Necropolítica. Arte & Ensaios, v. 32, dezembro 2016.

MOREIRA, M. A. (Org.). Representações Mentais, Modelos Mentais e Representações Sociais. Porto Alegre, UFRGS, Instituto de Física, 2005.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Epistemologias do século XX. São Paulo: EPU, 2011.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2015.

MOSER, P. K.; MULDER, D. H.; TROUT, J. D. A teoria do conhecimento: uma introdução temática. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

NASCIMENTO, G. Racismo Linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

ORTEGA, F.; ZORZANELLI, R. Corpo em evidência: a ciência e a redefinição do humano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

OTERO, M. R.; FANARO, M. A.; ARLEGO, M. Investigación y desarrollo de propuestas didácticas para la enseñanza de la Física en la Escuela Secundaria: Nociones Cuánticas. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (REIEC), Argentina, Año 4, n. 1, p. 58-74, 2009.

PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, M. J. P. M. Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 299-317, 2016.

POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.

RAICIK, A. C.; PEDUZZI, L. O. Q. O contexto da descoberta e o contexto da justificativa em sala de aula. In: CONFERÊNCIA LANITOAMERICANA DEL INTERNATIONAL, HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE TEACHING GROUP IHPST-LA, III, CO3, 2014, Santiago de Chile. Disponível em: http://laboratoriogrecia.cl/wp-content/uploads/2015/04/C03-RAICIK-PEDUZZI.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.

REIS, J. C.; GUERRA, M. BRAGA. Da necessidade de valorizar a história e a filosofia da ciência na formação de professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XII, 2010, Águas de Lindóia. Atas eletrônicas... Águas de Lindóia: SBF, 2010.

SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo: A afirmação das epistemologias do Sul. São Paulo: Autêntica, 2019.

SELLES, S. E. A polêmica instituída entre ensino de evolução e criacionismo: dimensões do público e do privado no avanço do neoconservadorismo. Ciência & Educação, Bauru, v. 22 n. 4, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400831&lng=pt&tlng=pt. Acesso em 25 set. 2020.

SILVEIRA, F. L. D. A filosofia de Karl Popper e suas implicações no ensino da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 148-162, 1989.

STADERMANN, H. K. E.; VAN DEN BERG, E.; GOEDHART, M. J. Analysis of secondary school quantum physics curricula of 15 different countries: different perspectives on a challenging topic. Physical Review Physics Education Research, v. 15, p. 010130/1- 010130-25, 2019.

STENGERS, I. L’invention des sciences modernes. Paris: Champs-Flammarion, 1995.

STENGERS, I. “La Propuesta Cosmopolítica”. Revista Pléyade, v. 14, p. 17-41, 2014.

TARSKI, A. A Concepção semântica da verdade: textos clássicos de Alfred Tarski. In: MORTARI, C. A.; DUTRA, L. H. A. (Orgs.). São Paulo: Editora UNESP, 2007.

THEOCHARIS, T.; PSIMOPOULOS, M. Where science hás gone wrong. Nature, v. 329, n. 6140, p. 595-598. 1987.

TESICH, S. A Government of Lies. The Nation, p. 6-13. (January 1992):12. Available on: https://www.thefreelibrary.com/A+government+of+lies.-a011665982. Acesso em: 24 set. 2020.

TOLLEFSON, J. Ricardo Galvão Science defender. Nature, v. 576, 19/26 December 2019. Disponível em: https://www.nature.com/immersive/d41586-019-03749-0/pdf/d41586-019-03749-0.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020.

THORP, H. H. Do us a favor. Science, v. 367, Issue 6483, p. 1169, mar. 2020.

Published

2020-12-16

How to Cite

Alves-Brito, A., Massoni, N. T., & Guimarães, R. R. (2020). Subjetividades da Comunicação Científica: a educação e a divulgação científicas no Brasil têm sido estremecidas em tempos de pós-verdade?. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1598–1627. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1598

Issue

Section

Artigos