Instrumentalização e simulações computacionais no ensino de Física: uma revisão de literatura apoiada na teoria crítica da tecnologia

Autores

  • Ângelo Antônio Santos de Oliveira Escola Sesi Campinas
  • Cinthia Leticia Carvalho Roversi Genovese Universidade Federal de Goiás
  • Luiz Gonzaga Roversi Genovese Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0002-7259-0519

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e95548

Palavras-chave:

Simulações Computacionais, Teoria Crítica da Tecnologia, Análise Textual, IRAMUTEQ, Ensino de Física

Resumo

No Ensino de Física há uma percepção difusa de que características associadas às tecnologias são imediatamente transpostas para atividades em sala de aula. Com as Simulações Computacionais (SC) não é diferente. Muitas vezes enaltecidas por seu fácil acesso e uso interativo, parece faltar uma fundamentação teórica que dê sustentação ao seu uso. Neste sentido, esta pesquisa parte do ponto de vista da Teoria Crítica da Tecnologia para construir uma revisão de literatura em periódicos da área de Ensino de Ciências, que buscou caracterizar e problematizar referenciais teóricos que guiam os usos das SC enquanto tecnologia para o Ensino de Física. 42 artigos foram selecionados e formaram o corpus textual, que foi posteriormente analisado por meio do software de análise textual IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise textual via IRAMUTEQ revelou que as SC são predominantemente abordadas como ferramentas neutras, com forte associação à teoria da Aprendizagem Significativa. Contudo, identificou-se a partir da leitura da Teoria Crítica da Tecnologia, potenciais práticas de ressignificação das SC, integrando dimensões técnicas e sociais no ensino de Física.

Biografia do Autor

Ângelo Antônio Santos de Oliveira, Escola Sesi Campinas

Graduado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2019) e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFG (2022). Atualmente, é professor da Escola Sesi Campinas em Goiânia.

Cinthia Leticia Carvalho Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura (1996), Mestre (2006) e Doutora (2017) em Educação para a Ciência, com área de concentração em Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP de Bauru. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG.

Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Rio Claro) em 1998, Doutorado e Mestrado em Educação para a Ciência pela Unesp-Bauru, obtidos nos anos de 2008 e 2002, respectivamente. Atualmente, é Professor Associado do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática da UFG.

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

Oliveira, Ângelo A. S. de, Genovese, C. L. C. R., & Genovese, L. G. R. (2025). Instrumentalização e simulações computacionais no ensino de Física: uma revisão de literatura apoiada na teoria crítica da tecnologia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(2), 381–411. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e95548

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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