Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h

Autores/as

  • Fernando Lang da Silveira Instituto de Física – UFRGS Porto Alegre – RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p468

Resumen

Um vídeo educativo do Monash University Accident Research Centre inspira a proposição de um problema de cinemática com um resultado contraintuitivo. A solução do problema tem como pressupostos conhecimentos sobre a aceleração máxima possível em frenagens de emergência, bem como do intervalo de tempo que transcorre entre a percepção do perigo de colisão pelo motorista e o início efetivo da frenagem. A resposta intuitiva de um engenheiro e de diversos alunos de graduação em física é discutida. O problema exemplifica que o ensino da física pode e deve envolver situações conceitualmente ricas e interessantes, em contraposição às questões repetitivas e irrelevantes usualmente encontradas nos livros-texto.

Publicado

2011-01-01

Cómo citar

da Silveira, F. L. (2011). Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 28(2), 468–475. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p468

Número

Sección

Física Geral

Artículos más leídos del mismo autor/a