Fragmentos do paradoxo EPR em um trecho de divulgação científica: uma pesquisa de cunho exploratório com ingressantes na universidade

Autores

  • André Coelho Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Maria José Pereira Monteiro Almeida Faculdade de Educação, Unicamp
  • Maira Lavalhegas Hallack Licencianda em Física pela Unicamp.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p53

Resumo

Considerando a já bem documentada pertinência em se introduzir temas de Física Moderna e Contemporânea, especialmente de Física Quântica, no Ensino Médio, apresentamos, num primeiro momento, uma síntese do paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen (paradoxo EPR), procurando esboçar suas possibilidades para a física escolar. Já num segundo momento, como maneira de sondar essas possibilidades, pautados em noções da Análise de Discurso em sua vertente iniciada por Michel Pêcheux, analisamos como estudantes ingressantes na universidade produziram sentidos sobre o assunto a partir da leitura de fragmentos de um texto de divulgação científica. Embora a maioria dos participantes tenha relatado dificuldades na breve leitura realizada – o que julgamos normal tendo em vista as condições de produção imediatas e a provável novidade do assunto para os mesmos –, ela parece lhes ter proporcionado pequenos incrementos/construções em suas histórias de leitura sobre o assunto.

Biografia do Autor

André Coelho Silva, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação e Licenciando em Física pela Unicamp. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Física.

Maria José Pereira Monteiro Almeida, Faculdade de Educação, Unicamp

Maira Lavalhegas Hallack, Licencianda em Física pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2014-09-26

Como Citar

Silva, A. C., Almeida, M. J. P. M., & Hallack, M. L. (2014). Fragmentos do paradoxo EPR em um trecho de divulgação científica: uma pesquisa de cunho exploratório com ingressantes na universidade. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(1), 53–75. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p53

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física