Laboratório virtual de física moderna: sistema para espectrometria gama

Autores/as

  • Nelson Canzian da Silva Departamento de Física, UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p542

Resumen

O artigo descreve como foi implementada uma simulação computacional de um sistema de detecção de radiação ionizante semelhante ao encontrado em tradicionais laboratórios de física moderna. A simulação modela um sistema composto por “fontes” radioativas emissoras de fótons com energias bem definidas e de um “detector” de comportamento semelhante a um sistema de espectrometria de fótons (cintilador + fotomultiplicadora + analisador multicanal). Como em um sistema real, além de escolher a fonte, é possível ajustar a tensão na fotomultiplicadora, o ganho do amplificador e o ganho de conversão do analisador multicanal, observando-se o efeito disso nos “dados” adquiridos. São apresentados e discutidos resultados obtidos com o simulador para alguns roteiros de experimentos (calibração em energia, identificação de energias desconhecidas, determinação da resolução em energia etc.). A simulação foi utilizada com duas turmas do curso de licenciatura em física a distância da UFSC em 2011 e em 2014, associadas à realização do experimento real. Permeando o texto são discutidas as motivações e os problemas do uso das simulações neste contexto. À guisa de conclusão é discutido como o trabalho se relaciona às principais metas dos laboratórios introdutórios de física, segundo um comitê da American Physical Society especificamente constituído para isso.

Biografía del autor/a

Nelson Canzian da Silva, Departamento de Física, UFSC

Possui graduação (1987), mestrado (1990) e doutorado (1994) em Física pela Universidade de São Paulo, com o trabalho de pesquisa do doutorado realizado durante dois anos no Laboratório Nacional de Brookhaven, EUA. É professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Métodos Experimentais e Instrumentação para Partículas Elementares e Física Nuclear. Coordena desde 2002 o Baú de Ciências, um projeto de extensão do Depto de Física da UFSC que visa o fomento do ensino experimental de física no Ensino Fundamental e Médio e participa da implantação do Parque Viva a Ciência em Florianópolis. Desenvolve aplicativos educacionais para o ensino de física, disponíveis em sua página na Internet (www.fsc.ufsc.br/~canzian).

Publicado

2015-03-17

Cómo citar

da Silva, N. C. (2015). Laboratório virtual de física moderna: sistema para espectrometria gama. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(2), 542–562. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p542

Número

Sección

Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem de Física