Medição do calor específico do ar em sala de aula

Autores

  • Klauss Weltner UFBA - Bahia
  • Paulo Miranda UFBA - Bahia

Resumo

No presente trabalho apresentamos um enfoque teórico e experimental da medição do calor específico do ar, a pressão constante, p c , totalmente a nível do ensino médio, utilizando, em lugar de aparelhos sofisticados, material do dia a dia do estudante. Até mesmo um dinamômetro pode ser substituído. Além disso, a definição do processo termodinâmico envolvido foi determinada experimentalmente. Os resultados que obtivemos apresentam uma discrepância de cerca de 10 por cento do valor tabelado.

Biografia do Autor

Paulo Miranda, UFBA - Bahia

Graduação em Física pela Un Patrice Lumumba (1970) e mestrado em Física de Partículas Elementares pela Un Patrice Lumumba (1970).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Weltner, K., & Miranda, P. (2002). Medição do calor específico do ar em sala de aula. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(2), 253–262. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6625

Edição

Seção

Artigos