O pêndulo gravitacional usado como dinamômetro sensível para medir forças eletromagnéticas

Autores

  • Klauss Weltner UFBA - Bahia
  • Antônio Sergio Cavalcante Esperidião UFBA - Bahia
  • Paulo Miranda UFBA - Bahia
  • José Fernando Moura Rocha UFBA - Bahia

Resumo

Usamos a força restauradora de um pêndulo gravitacional para medir forças horizontais de pequena intensidade, como a força eletromagnética entre correntes elétricas paralelas em uma balança de Ampère. Tal procedimento permite substituir os dinamômetros sofisticados e sensíveis, porém caros, por um dispositivo de construção simples, de baixo custo e bastante sensível. Este pode ser confeccionado pelo experimentador, o que amplia o leque de aplicações a outros experimentos ou demonstrações em sala de aula.

Biografia do Autor

Antônio Sergio Cavalcante Esperidião, UFBA - Bahia

Graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia (1978) , mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1985) , doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e pos-doutorado pela Lawrence Berkeley National Laboratory University Of Caifornia Berkeley (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paulo Miranda, UFBA - Bahia

Graduação em Física pela Un Patrice Lumumba (1970) e mestrado em Física de Partículas Elementares pela Un Patrice Lumumba (1970).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

José Fernando Moura Rocha, UFBA - Bahia

Graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia (1977) e mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Weltner, K., Esperidião, A. S. C., Miranda, P., & Rocha, J. F. M. (2004). O pêndulo gravitacional usado como dinamômetro sensível para medir forças eletromagnéticas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 227–238. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10009