História de uma experiência de ensino: o caso da disciplina Conceitos de Física D da UFBA
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e70459Resumo
Neste trabalho, analisa-se historicamente a experiência de ensino, realizada no Curso de Física, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), envolvendo a disciplina Conceitos de Física D, anteriormente denominado Física Básica IV, que tem a óptica e elementos de física moderna como seu conteúdo programático. Tal experiência, iniciada em 1999, se constitui em um exemplo de incorporação da história da ciência ao ensino de ciências ou, mais especificamente, ao ensino da física universitária básica. Inicialmente, são discutidas as principais dificuldades encontradas pelos professores para ministrar essa disciplina e também como as mesmas foram enfrentadas, ao longo do tempo, inclusive com a produção de material didático; em seguida, será discutida a forma como o seu conteúdo programático foi efetivamente trabalhado em sala de aula, isto é, como as atividades foram realizadas, qual o material usado e como os alunos interagiram com esse material. Finalmente, será apresentada a visão dos alunos sobre a abordagem utilizada na mencionada disciplina.
Referências
BASSALO, J. M. F.; CATTANI, M. S. D. Elementos de Física Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. v. 2.
CALVACANTE, M. A.; HAAG, R. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 3, 2005.
DESCARTES, R. Refraction of Light. Extrato do La Dioptrique, publicado em 1637 como um suplemento ao Discours de la Methode. In: F.W. Magie, A source book in Physics. Cambridge, Massachsetts: Harvard University Press, 1969.
HALLIDAY, D; RESNICK, R. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1984.
HECHT, E. Óptica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.
HUYGENS, C. Tratado sobre a Luz. In. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Suplemento 4/1986.
IFUFBA - INSTITUTO DE FÍSICA DA UFBA – Colegiado de Graduação em Física. Cadernetas de Física Básica IV, de 2000 a 2011.
MEIHY, J. C. S. B.; ROBEIRO S. L. S. Guia prático de história oral. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
NEWTON, I. Óptica, São Paulo: Edusp, 1996.
OLIVEIRA FILHO K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica, 2014. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/livro.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2020.
OZAMIZ, M. de G. Aventuras Matemáticas. Lisboa: Editora Gradiva, 1986.
ROCHA, J. F. M. Origem e Evolução do Curso de Física, Licenciatura, noturno, da Universidade Federal da Bahia – o caso das disciplinas Física Básica III e IV. 2014. 711 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em:
<https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/tese_final_0.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.
ROCHA, J. F. M. et al. Origens e Evolução das Ideias da Física. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2015.
ROCHA, J. F. M. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 2016a.
ROCHA, J. F. M. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, 2016b.
ROEMER, O. The velocity of Light. In: MAGIE, F. W. A source book in Physics. Cambridge, Massachsetts: Harvard University Press, 1969.
ROSMORDUC, J. De Tales a Einstein. Lisboa: Editorial Caminho, 1983.
SCHRÖDINGER, E. Collected Papers on Wave Mechanics. Providence, Rhode Island: AMS Chelsea Publishing, American Mathematical Society, 1982.
TIPLER, P. A. Física Moderna. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >