História de uma experiência de ensino: o caso da disciplina Conceitos de Física D da UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e70459

Resumo

Neste trabalho, analisa-se historicamente a experiência de ensino, realizada no Curso de Física, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), envolvendo a disciplina Conceitos de Física D, anteriormente denominado Física Básica IV, que tem a óptica e elementos de física moderna como seu conteúdo programático. Tal experiência, iniciada em 1999, se constitui em um exemplo de incorporação da história da ciência ao ensino de ciências ou, mais especificamente, ao ensino da física universitária básica. Inicialmente, são discutidas as principais dificuldades encontradas pelos professores para ministrar essa disciplina e também como as mesmas foram enfrentadas, ao longo do tempo, inclusive com a produção de material didático; em seguida, será discutida a forma como o seu conteúdo programático foi efetivamente trabalhado em sala de aula, isto é, como as atividades foram realizadas, qual o material usado e como os alunos interagiram com esse material. Finalmente, será apresentada a visão dos alunos sobre a abordagem utilizada na mencionada disciplina.

Biografia do Autor

José Fernando Moura Rocha, Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia

Professor do Departamento de Física do Estado do Sólido, Mestre em Física, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências.

Referências

BASSALO, J. M. F.; CATTANI, M. S. D. Elementos de Física Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. v. 2.

CALVACANTE, M. A.; HAAG, R. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 3, 2005.

DESCARTES, R. Refraction of Light. Extrato do La Dioptrique, publicado em 1637 como um suplemento ao Discours de la Methode. In: F.W. Magie, A source book in Physics. Cambridge, Massachsetts: Harvard University Press, 1969.

HALLIDAY, D; RESNICK, R. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1984.

HECHT, E. Óptica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.

HUYGENS, C. Tratado sobre a Luz. In. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Suplemento 4/1986.

IFUFBA - INSTITUTO DE FÍSICA DA UFBA – Colegiado de Graduação em Física. Cadernetas de Física Básica IV, de 2000 a 2011.

MEIHY, J. C. S. B.; ROBEIRO S. L. S. Guia prático de história oral. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

NEWTON, I. Óptica, São Paulo: Edusp, 1996.

OLIVEIRA FILHO K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica, 2014. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/livro.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2020.

OZAMIZ, M. de G. Aventuras Matemáticas. Lisboa: Editora Gradiva, 1986.

ROCHA, J. F. M. Origem e Evolução do Curso de Física, Licenciatura, noturno, da Universidade Federal da Bahia – o caso das disciplinas Física Básica III e IV. 2014. 711 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em:

<https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/tese_final_0.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

ROCHA, J. F. M. et al. Origens e Evolução das Ideias da Física. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2015.

ROCHA, J. F. M. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 2016a.

ROCHA, J. F. M. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, 2016b.

ROEMER, O. The velocity of Light. In: MAGIE, F. W. A source book in Physics. Cambridge, Massachsetts: Harvard University Press, 1969.

ROSMORDUC, J. De Tales a Einstein. Lisboa: Editorial Caminho, 1983.

SCHRÖDINGER, E. Collected Papers on Wave Mechanics. Providence, Rhode Island: AMS Chelsea Publishing, American Mathematical Society, 1982.

TIPLER, P. A. Física Moderna. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois, 1981.

Downloads

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Rocha, J. F. M. (2021). História de uma experiência de ensino: o caso da disciplina Conceitos de Física D da UFBA. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 658–698. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e70459

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física