Interiorização do conceito científico de reflexão da luz por estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e89736

Palavras-chave:

Conceito de Reflexão da Luz, Teoria Histórico-Cultural, Interiorização de Conceitos

Resumo

Este trabalho busca ampliar os conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem do conceito científico de luz na Educação Básica, especificamente compreendendo o processo de interiorização do conceito científico de reflexão da luz por estudantes do Ensino Médio. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, elaboramos uma sequência didática que foi implementada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de um Instituto Federal. Os dados foram produzidos pela exteriorização dos conceitos interiorizados, posto que, só é possível acessar o interior de uma pessoa por aquilo que ela exterioriza. A análise qualitativa dos dados escritos produzidos pelos estudantes revelou grandes modificações na exteriorização das propriedades do conceito de reflexão da luz e dos termos científicos que lhes estão vinculados, em relação aos conhecimentos prévios ao ensino, o que qualifica positivamente a sequência didática. Por outro lado, também foi constatado que parte dos estudantes empregou o sistema conceitual da reflexão da luz em desacordo com o que foi ensinado e sem utilizar termos científicos, indícios de que tais estudantes não se desenvolveram muito além do pensamento por conceitos espontâneos, o que sugere o aprimoramento da referida sequência didática e continuidade da pesquisa.

Biografia do Autor

Wilson Fábio de Oliveira Bispo, Instituto Federal da Bahia

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia (2006). Mestre em História das Ciências (2009) e Doutor em ensino de física (2019), ambos pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA. É professor permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Área de pesquisa: história e ensino de ciências, física, mais precisamente teoria quântica.

José Luis de Paula Barros Silva, Universidade Federal da Bahia

É Professor Titular aposentado da Universidade Federal da Bahia. Graduou-se em Química (1973), fez mestrado em Física (1999) e doutorado em Química (2004) pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando no Ensino de Química, na investigação do ensino e da aprendizagem de conceitos científicos e formação de professores.

José Fernando Moura Rocha, Universidade Federal da Bahia

É Bacharel em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Física pela UFBA e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS. Atualmente, é professor Associado I da UFBA. Tem experiência na área de Física, com ênfase em sistemas incomensuráveis, e na área de Ensino e História da Ciência (História da Física). Hoje atua principalmente nos seguintes temas: história da ciência, em especial, história do eletromagnetismo, da óptica e da física moderna, associadas ao ensino de física do ciclo básico universitário.

Referências

ALBUQUERQUE, K. B.; SANTOS, P. J. S.; FERREIRA, G. K. Os três momentos pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 461-482, 2015.

ÁLVAREZ ESPINOZA, A.; BALMACEDA, C. S. El concepto dialéctico de internalização em Vygotski: aproximaciones a um debate. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 8, n. 1, p. 4-29, 2018.

ARAÚJO, F. G.; BRAGA, A. S.; KILLNER, G. I. O conceito de luz no Ensino Médio: uma revisão bibliográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Águas de Lindóia, SP, 2015. Atas...

BISPO, W. F. DE O. Desenvolvimento do conceito de luz por estudantes do ensino médio. 2019. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) — Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.

CHALMERS, A. F. Que é a ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

CONCEITO. In: ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CONCEITO. In: FERRATER MORA, J. Diccionario de Filosofía. 5. ed. Buenos Aires: Sudamericana, 1965.

DRIVER, R. et al. Making sense of secondary science: research into children’s ideas. Routledge Falmer: London, 2006.

FANARO, M. L. A.; ELGUE, M.; OTERO, M. R. Secuencia para enseñar conceptos acerca de la luz desde el enfoque de Feynman para la Mecánica Cuántica em la Escuela Secundaria: un análisis basado em la teoría de los campos conceptuales. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 477-506, 2016.

HAAGEN-SCHÜTZENHÖFER, C. Students' conceptions on white light and implications for teaching and learning about colour. Physics Education, v. 52, n. 4, 044003, jul. 2017.

HARDY-VALLÉE, B. Que é um conceito? São Paulo: Parábola, 2013.

HEIDEGGER, M. Que é uma coisa? Lisboa: Edições 70, 1992.

HENRIKSEN, E. K. et al. What is light? Students’ reflections on the wave-particle duality of light and the nature of Physics. Science & Education, v. 27, n. 3, p. 81-111, 2018.

KANLI, U.; ILICAN, Ö. Student achievement on the concepts of light and shadow in different assessment formats: students' learning styles and gender. Journal of Turkish Science Education, v. 17, n. 4, p. 468-486, Dec. 2020.

KAUR, T. et al. Teaching Einsteinian Physics at Schools: Part 2, Models and Analogies for Quantum Physics. Physics Education, v. 52, n. 6, 065013, 2017.

LANCHESTER, P. C. Studies of the reflection, refraction and internal reflection of light. Physics Education, v. 49, n. 5, p. 532-536, 2014.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LICHTMAN, M. Qualitative research in Education: a user’s guide. 2. ed. Los Angeles: Sage, 2010.

LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.

LURIA, A. R. Curso de psicologia geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

NAÇÕES UNIDAS. Unesco: 2015 é o Ano Internacional da Luz. ONU News: perspectiva global reportagens humanas. 2 jan. 2015. Disponível em:

https://news.un.org/pt/story/2015/01/1497251-unesco-2015-e-o-ano-internacional-da-luz. Acesso em: 06 out. 2021.

PATHARE, S. R. et al. Why is the angle of incidence equal to the angle of reflection? An activity. Physics Teacher, v. 59, n. 8, p. 650-651, 2021.

PEREIRA, A. P.; LIMA Jr. P. Implicações da perspectiva de Wertsch para a interpretação de teoria de Vygotsky no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 518-535, 2014.

SANGIOGO, F. A.; ZANON, L. Conhecimento Cotidiano, Científico e Escolar: Especificidades e Inter-Relações enquanto Produção de Currículo e de Cultura. Cadernos de Educação/UFPel, n. 47, p. 144-164, 2014.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

VALADARES, E. C. V.; MOREIRA, A. M. Ensinando Física Moderna no segundo grau: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 15, n. 2, p. 121-135, 1998.

VALIO, A. B. M. et al. Ser protagonista: Física. 3. ed. São Paulo: SM 2016. v. 2.

VIGOTSKI, L. S. A construção de pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. El instrumento y el signo en el desarrollo del niño. Madrid: Infancia y Aprendizaje, 2007.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Bispo, W. F. de O., Silva, J. L. de P. B., & Rocha, J. F. M. (2024). Interiorização do conceito científico de reflexão da luz por estudantes do Ensino Médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 94–122. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e89736

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física