Interiorização do conceito científico de reflexão da luz por estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e89736Palabras clave:
Conceito de Reflexão da Luz, Teoria Histórico-Cultural, Interiorização de ConceitosResumen
Este trabalho busca ampliar os conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem do conceito científico de luz na Educação Básica, especificamente compreendendo o processo de interiorização do conceito científico de reflexão da luz por estudantes do Ensino Médio. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, elaboramos uma sequência didática que foi implementada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de um Instituto Federal. Os dados foram produzidos pela exteriorização dos conceitos interiorizados, posto que, só é possível acessar o interior de uma pessoa por aquilo que ela exterioriza. A análise qualitativa dos dados escritos produzidos pelos estudantes revelou grandes modificações na exteriorização das propriedades do conceito de reflexão da luz e dos termos científicos que lhes estão vinculados, em relação aos conhecimentos prévios ao ensino, o que qualifica positivamente a sequência didática. Por outro lado, também foi constatado que parte dos estudantes empregou o sistema conceitual da reflexão da luz em desacordo com o que foi ensinado e sem utilizar termos científicos, indícios de que tais estudantes não se desenvolveram muito além do pensamento por conceitos espontâneos, o que sugere o aprimoramento da referida sequência didática e continuidade da pesquisa.
Citas
ALBUQUERQUE, K. B.; SANTOS, P. J. S.; FERREIRA, G. K. Os três momentos pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 461-482, 2015.
ÁLVAREZ ESPINOZA, A.; BALMACEDA, C. S. El concepto dialéctico de internalização em Vygotski: aproximaciones a um debate. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 8, n. 1, p. 4-29, 2018.
ARAÚJO, F. G.; BRAGA, A. S.; KILLNER, G. I. O conceito de luz no Ensino Médio: uma revisão bibliográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Águas de Lindóia, SP, 2015. Atas...
BISPO, W. F. DE O. Desenvolvimento do conceito de luz por estudantes do ensino médio. 2019. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) — Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.
CHALMERS, A. F. Que é a ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
CONCEITO. In: ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CONCEITO. In: FERRATER MORA, J. Diccionario de Filosofía. 5. ed. Buenos Aires: Sudamericana, 1965.
DRIVER, R. et al. Making sense of secondary science: research into children’s ideas. Routledge Falmer: London, 2006.
FANARO, M. L. A.; ELGUE, M.; OTERO, M. R. Secuencia para enseñar conceptos acerca de la luz desde el enfoque de Feynman para la Mecánica Cuántica em la Escuela Secundaria: un análisis basado em la teoría de los campos conceptuales. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 477-506, 2016.
HAAGEN-SCHÜTZENHÖFER, C. Students' conceptions on white light and implications for teaching and learning about colour. Physics Education, v. 52, n. 4, 044003, jul. 2017.
HARDY-VALLÉE, B. Que é um conceito? São Paulo: Parábola, 2013.
HEIDEGGER, M. Que é uma coisa? Lisboa: Edições 70, 1992.
HENRIKSEN, E. K. et al. What is light? Students’ reflections on the wave-particle duality of light and the nature of Physics. Science & Education, v. 27, n. 3, p. 81-111, 2018.
KANLI, U.; ILICAN, Ö. Student achievement on the concepts of light and shadow in different assessment formats: students' learning styles and gender. Journal of Turkish Science Education, v. 17, n. 4, p. 468-486, Dec. 2020.
KAUR, T. et al. Teaching Einsteinian Physics at Schools: Part 2, Models and Analogies for Quantum Physics. Physics Education, v. 52, n. 6, 065013, 2017.
LANCHESTER, P. C. Studies of the reflection, refraction and internal reflection of light. Physics Education, v. 49, n. 5, p. 532-536, 2014.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LICHTMAN, M. Qualitative research in Education: a user’s guide. 2. ed. Los Angeles: Sage, 2010.
LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.
LURIA, A. R. Curso de psicologia geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
NAÇÕES UNIDAS. Unesco: 2015 é o Ano Internacional da Luz. ONU News: perspectiva global reportagens humanas. 2 jan. 2015. Disponível em:
https://news.un.org/pt/story/2015/01/1497251-unesco-2015-e-o-ano-internacional-da-luz. Acesso em: 06 out. 2021.
PATHARE, S. R. et al. Why is the angle of incidence equal to the angle of reflection? An activity. Physics Teacher, v. 59, n. 8, p. 650-651, 2021.
PEREIRA, A. P.; LIMA Jr. P. Implicações da perspectiva de Wertsch para a interpretação de teoria de Vygotsky no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 518-535, 2014.
SANGIOGO, F. A.; ZANON, L. Conhecimento Cotidiano, Científico e Escolar: Especificidades e Inter-Relações enquanto Produção de Currículo e de Cultura. Cadernos de Educação/UFPel, n. 47, p. 144-164, 2014.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
VALADARES, E. C. V.; MOREIRA, A. M. Ensinando Física Moderna no segundo grau: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 15, n. 2, p. 121-135, 1998.
VALIO, A. B. M. et al. Ser protagonista: Física. 3. ed. São Paulo: SM 2016. v. 2.
VIGOTSKI, L. S. A construção de pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. El instrumento y el signo en el desarrollo del niño. Madrid: Infancia y Aprendizaje, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >