Interiorização do conceito científico de reflexão da luz por estudantes do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e89736

Palabras clave:

Conceito de Reflexão da Luz, Teoria Histórico-Cultural, Interiorização de Conceitos

Resumen

Este trabalho busca ampliar os conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem do conceito científico de luz na Educação Básica, especificamente compreendendo o processo de interiorização do conceito científico de reflexão da luz por estudantes do Ensino Médio. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, elaboramos uma sequência didática que foi implementada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de um Instituto Federal. Os dados foram produzidos pela exteriorização dos conceitos interiorizados, posto que, só é possível acessar o interior de uma pessoa por aquilo que ela exterioriza. A análise qualitativa dos dados escritos produzidos pelos estudantes revelou grandes modificações na exteriorização das propriedades do conceito de reflexão da luz e dos termos científicos que lhes estão vinculados, em relação aos conhecimentos prévios ao ensino, o que qualifica positivamente a sequência didática. Por outro lado, também foi constatado que parte dos estudantes empregou o sistema conceitual da reflexão da luz em desacordo com o que foi ensinado e sem utilizar termos científicos, indícios de que tais estudantes não se desenvolveram muito além do pensamento por conceitos espontâneos, o que sugere o aprimoramento da referida sequência didática e continuidade da pesquisa.

Biografía del autor/a

Wilson Fábio de Oliveira Bispo, Instituto Federal da Bahia

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia (2006). Mestre em História das Ciências (2009) e Doutor em ensino de física (2019), ambos pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA. É professor permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Área de pesquisa: história e ensino de ciências, física, mais precisamente teoria quântica.

José Luis de Paula Barros Silva, Universidade Federal da Bahia

É Professor Titular aposentado da Universidade Federal da Bahia. Graduou-se em Química (1973), fez mestrado em Física (1999) e doutorado em Química (2004) pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando no Ensino de Química, na investigação do ensino e da aprendizagem de conceitos científicos e formação de professores.

José Fernando Moura Rocha, Universidade Federal da Bahia

É Bacharel em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Física pela UFBA e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS. Atualmente, é professor Associado I da UFBA. Tem experiência na área de Física, com ênfase em sistemas incomensuráveis, e na área de Ensino e História da Ciência (História da Física). Hoje atua principalmente nos seguintes temas: história da ciência, em especial, história do eletromagnetismo, da óptica e da física moderna, associadas ao ensino de física do ciclo básico universitário.

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Publicado

2024-08-01

Cómo citar

Bispo, W. F. de O., Silva, J. L. de P. B., & Rocha, J. F. M. (2024). Interiorização do conceito científico de reflexão da luz por estudantes do Ensino Médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 94–122. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e89736

Número

Sección

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física