Avaliação de Maturidade de Gestão do Conhecimento: Um estudo longitudinal na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal

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Karla Cristina Rocha Botão
https://orcid.org/0009-0003-0082-785X
Rodrigo Kraemer
https://orcid.org/0000-0003-1382-7237
João Artur de Souza
https://orcid.org/0000-0002-7133-8944
Patrícia de Sá Freire

Resumo

Este estudo visa analisar a evolução da maturidade em gestão do conhecimento na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal em dois períodos distintos, 2017 e 2023, utilizando um design longitudinal. A pesquisa é quantitativa, baseada na aplicação de um questionário adaptado de frameworks de gestão do conhecimento, como o modelo da Asian Productivity Organization e o Modelo de Gestão do Conhecimento (GC) para a Administração Pública Brasileira, com coletas de dados em 2017 (26 respostas válidas) e 2023 (21 respostas válidas). Foram avaliadas sete dimensões de GC: estratégia, liderança, processos, pessoas, tecnologia, processos de conhecimento e aprendizagem e inovação, com os dados coletados de servidores diretamente envolvidos nas práticas de gestão do conhecimento da instituição. Os resultados apontam que a maturidade em gestão do conhecimento na Polícia Rodoviária Federal ainda se encontra em estágio inicial. A dimensão de Tecnologia apresentou as maiores melhorias, enquanto processos de conhecimento e liderança mostraram declínio. Os principais desafios identificados incluem a falta de políticas claras de promoção e desenvolvimento e a ausência de sistemas estruturados para retenção e compartilhamento de conhecimento. O estudo se destaca pela adaptação de modelos consolidados de gestão do            conhecimento para o contexto de uma instituição pública de segurança, sendo um dos primeiros a realizar uma análise longitudinal. As descobertas têm implicações práticas para o aprimoramento das políticas de gestão do conhecimento no setor público, promovendo uma cultura de inovação e colaboração que pode melhorar os serviços prestados à sociedade.

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