TRABALHADORES DO CONHECIMENTO E SUAS PRÁTICAS INFORMACIONAIS
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Resumo
Objetivo: Este artigo trata das práticas informacionais cotidianas dos trabalhadores do conhecimento no ambiente organizacional, as quais determinam como irão executar as tarefas a seu cargo. Por trabalhadores do conhecimento entende-se aqueles que processam informação para produzir conhecimento e nova informação que oriente decisões na organização. Design½Metodologia½Abordagem: A perspectiva adotada é a do conhecimento como fenômeno essencialmente humano e social. Nessa visão, os trabalhadores no contexto de uma organização formam um grupo social que, nas suas interações, molda o modo de agir e de atribuir significados do indivíduo, mas também é moldado por ele. Daí se forma um conjunto de entendimentos comuns que orienta as práticas cotidianas do grupo e de seus membros, o que é aqui designado por quadro de orientação. Como forma de estudar essa dinâmica, foi analisado um grupo de discussão formado por trabalhadores do conhecimento em uma organização de grande porte. Essa análise seguiu a abordagem qualitativa da pesquisa reconstrutiva e aplicou o método documentário. Resultados: As discussões no grupo revelaram que os trabalhadores elegem estratégias que assegurem um nível razoável de autonomia na execução de suas tarefas. Essas estratégias se viabilizam por meio da realização de certas práticas na sua relação com a informação e se constituem no encontro entre o quadro de orientação do grupo, de um lado, e a estrutura normativa da organização de outro. Originalidade½Valor: A análise dos trabalhadores do conhecimento na abordagem aqui proposta busca contribuir para uma visão mais ampla de suas dinâmicas, das equipes que formam e de sua relação com as normas e a cultura da organização o que, espera-se, pode contribuir para o trabalho de gestão do conhecimento.
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