O jornalismo e as mediações: construção conceitual em sala de aula

Sabrina Moreira de Morais Oliveira

Resumo


 

A conceituação do jornalismo é marcada por intensas discussões teóricas. As diferentes definições e suas repercussões sociais demandam a avaliação de como ocorreria a construção do conceito de jornalismo em sala de aula. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento desse processo no primeiro ano do curso. Os conceitos de jornalismo formulados por diferentes autores e alunos foram analisados por meio de pesquisa bibliográfica e análise de questionários, respectivamente. Os resultados indicam relevante variabilidade dos conceitos propostos pelos alunos, além de mudanças substanciais ao longo do período do estudo. A pesquisa permitiu constatar a importância dos livros adotados na construção conceitual dos alunos e a complexidade deste processo em sala de aula.


Palavras-chave


Conceitos de jornalismo; Bibliografia da área; Sala de aula; Journalism conception; Specific bibliography; Journalism classroom

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n1p161

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons