O jornalismo e as mediações: construção conceitual em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n1p161Resumo
A conceituação do jornalismo é marcada por intensas discussões teóricas. As diferentes definições e suas repercussões sociais demandam a avaliação de como ocorreria a construção do conceito de jornalismo em sala de aula. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento desse processo no primeiro ano do curso. Os conceitos de jornalismo formulados por diferentes autores e alunos foram analisados por meio de pesquisa bibliográfica e análise de questionários, respectivamente. Os resultados indicam relevante variabilidade dos conceitos propostos pelos alunos, além de mudanças substanciais ao longo do período do estudo. A pesquisa permitiu constatar a importância dos livros adotados na construção conceitual dos alunos e a complexidade deste processo em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à revista Estudos em Jornalismo e Mídia o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Estudos em Jornalismo e Mídia.
