O jornalismo e as mediações: construção conceitual em sala de aula

Autores/as

  • Sabrina Moreira de Morais Oliveira Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n1p161

Resumen

 

A conceituação do jornalismo é marcada por intensas discussões teóricas. As diferentes definições e suas repercussões sociais demandam a avaliação de como ocorreria a construção do conceito de jornalismo em sala de aula. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento desse processo no primeiro ano do curso. Os conceitos de jornalismo formulados por diferentes autores e alunos foram analisados por meio de pesquisa bibliográfica e análise de questionários, respectivamente. Os resultados indicam relevante variabilidade dos conceitos propostos pelos alunos, além de mudanças substanciais ao longo do período do estudo. A pesquisa permitiu constatar a importância dos livros adotados na construção conceitual dos alunos e a complexidade deste processo em sala de aula.

Biografía del autor/a

Sabrina Moreira de Morais Oliveira, Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Educação. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2009-07-03