A imagem do Brasil na imprensa alemã — um estudo empírico sobre os fatores de seleção da notícia e da estrutura do noticiário

Regina Cazzamatta

Resumo


 

Este artigo apresenta um resumo, tanto da perspectiva teórica, quanto dos resultados empíricos publicados recentemente em Brasilienberichterstattung in der deutschen Presse (Cazzamatta, 2014). A análise foi composta por 431 textos ao longo de três anos (2010-2012) produzidos pelos seguintes veículos da mídia impressa: os jornais Süddeutsche Zeitung, Frankfurter Allgemeine Zeitung, Die Welt e tageszeitung; além dos semanários Der Spiegel, Focus, Die Zeit e Stern. A primeira etapa da pesquisa conduziu uma análise de conteúdo quantitativa para reconstruir a estrutura do noticiário, seus temas e fontes, de acordo com as teorias de seleção da notícia de tradição europeia. Em um segundo nível de análise procurou-se identificar de forma qualitativa os frames discursivos dos temas mais recorrentes.


Palavras-chave


Imagem de Nações; Brasil; Imprensa Alemã; News Value; Gatekeeper; etnocentrismo; estrutura do noticiário brasileiro da imprensa alemã

Texto completo:

artigo


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p540

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons