A imagem do Brasil na imprensa alemã — um estudo empírico sobre os fatores de seleção da notícia e da estrutura do noticiário
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p540Resumo
Este artigo apresenta um resumo, tanto da perspectiva teórica, quanto dos resultados empíricos publicados recentemente em Brasilienberichterstattung in der deutschen Presse (Cazzamatta, 2014). A análise foi composta por 431 textos ao longo de três anos (2010-2012) produzidos pelos seguintes veículos da mídia impressa: os jornais Süddeutsche Zeitung, Frankfurter Allgemeine Zeitung, Die Welt e tageszeitung; além dos semanários Der Spiegel, Focus, Die Zeit e Stern. A primeira etapa da pesquisa conduziu uma análise de conteúdo quantitativa para reconstruir a estrutura do noticiário, seus temas e fontes, de acordo com as teorias de seleção da notícia de tradição europeia. Em um segundo nível de análise procurou-se identificar de forma qualitativa os frames discursivos dos temas mais recorrentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à revista Estudos em Jornalismo e Mídia o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Estudos em Jornalismo e Mídia.
