Análise cross-cultural da repercussão do Twitter no esporte
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n2p378Resumo
As redes sociais têm sido intensamente utilizadas pela área esportiva. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar a repercussão do uso do Twitter no esporte de alto rendimento. Para tanto foram analisadas 20 reportagens publicadas na internet, em 4 idiomas - português, inglês, espanhol e francês -, sendo 5 para cada idioma, obtidas por meio do buscador Google, sem limite temporal. Adota-se a pesquisa qualitativa cross-cultural com a aplicação da análise de conteúdo em ambiente virtual. O conteúdo das reportagens foi categorizado e hierarquizado, resultando em 12 categorias: Papel das Redes Sociais, Inter-relações, Provocações e Confrontos, Exposição do Outro e Ofensas, Linguagem, Fakes e Piratas, Incentivo, Imagem e Marca, Esclarecimento e Negação, Punições e Responsabilização, Restrição e, finalmente Orientação. Foram encontradas diferenças entre os idiomas analisados. As dinâmicas detectadas e analisadas podem conduzir os atletas à vulnerabilidade quando participam do Twitter, não havendo qualquer tipo de mitigação por serem atletas de alto nível, pelo contrário, ser uma pessoa famosa possibilita uma maior intensidade das interferências e repercussão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons