Jornalismo científico e ambiental e o ensino das ciências

Ricardo Henrique Almeida Diaz

Resumo


O artigo estabelece algumas abordagens para a utilização em textos de jornalismo científico e ambiental que pretendam ser recursos para o ensino, tanto nos espaços formais do ensino como nas esferas mais amplas da educação informal. São abordadas algumas relações e possíveis interações entre comunicação, educação, ciência e meio ambiente; com destaque para a importância das informações históricas, do paradigma da complexidade, dos estudos de impactos ambientais e da diversificação das fontes na elaboração de pautas e reportagens sobre ciência e meio ambiente.

Palavras-chave


Jornalismo científico; Jornalismo ambiental; Ensino de Ciências; Mídia e Sociedade; Geociências; Scientific Journalism; Environmental Journalism; Science Education; Media and Society; Geoscience

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons