A casa que sangra: expressão e subjetivação no fotojornalismo de longo prazo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.76842

Palavras-chave:

Fotografia, fotojornalismo, Yael Martínez, World Press Photo

Resumo

Premiações fotojornalísticas vêm reconhecendo a importância dos trabalhos seriados e de longo prazo. Em 2015, O World Press Photo criou a categoria Long-Term Projects que premia ensaios construídos em períodos longos de tempo. Utilizaremos o ensaio The House That Bleeds, do fotógrafo mexicano Yael Martínez, premiado nesta categoria em 2019, para refletirmos sobre o estatuto do fotojornalismo em suas dimensões expressivas e éticas. Para isto, vamos operar uma análise do ensaio e compará-lo a outros dois vencedores da mesma categoria a fim de reconhecer o papel da construção de subjetivação e da ação política do fotógrafo ao registrar a si e a sua família em seu drama pessoal enquanto vítimas da violência em seu país. Os operadores analíticos são buscados nos conceitos e categorias articulados ao processo reflexivo sobre as imagens, seus constituintes, sua sintaxe, sua dinâmica sensível, assim como na associação constelar que permitem quando pensadas em conjunto de imagens e texto-imagens. Assim, a narrativa vincula a percepção de si e do outro numa mesma experiência vivida.

Biografia do Autor

Fernando Artur de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná

Professor Adjunto na Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Kati Eliana Caetano, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do GP Incom/UTP e pesquisadora do CNPQ.

Referências

ALEJANDRO, C. State of Decay. World Press Photo. 2019. Disponível em: https:// www.worldpressphoto.org/collection/photo/2019/37697/1/Alejandro-Cegarra. Acesso em: 21 ago. 2019.

DIDI-HUBERMAN, G. A imagem queima. Curitiba: Medusa, 2018.

DIDI-HUBERMAN, G. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

FABRIS, A. Discutindo a imagem fotográfica. Domínios da Imagem, Londrina, v.1, n.1, p. 31-41, Nov. 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2007v- 1n1p31. Acesso em: 12 jan 2020.

JAVIER, A. Latidoamerica. World Press Photo. 2018. Disponível em: https://www. worldpressphoto.org/collection/photo/2018/28835/1/2018-Javier-Arcenillas-LTPG- -AAD-(1) . Acesso em: 15 mar. 2019.

MERLEAU-PONTY, M. O filósofo e sua sombra. Textos selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Os Pensadores)

MARQUES, Â. C. S.; MARTINO, L. M. S. O enquadramento do intolerável na imagem. In: MARQUES, Â. C. S.; VIEIRA, F. (orgs.) Imagens e Alteridades. Belo Horizonte, MG: PPGCOM UFMG, 2019. Disponível em: https://seloppgcom.fafich.ufmg.br/novo/wp-content/uploads/2019/09/imagens_alteridade.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. São Paulo: EXO Experimental/Editora 34, 2009.

RITCHIN, F. “Fotojornalismo em Crise?”. Revista Zum, v. 6, 2014.

RITCHIN, F. Where do we go from here? A wake-up call for visual journalism in the “post-factual” era. In: Witness: World Press Photo, 2016. Disponível em: https://witness.worldpressphoto.org/where-do-we-go-from-here-8cf1131e23db. Acesso em: 20 jul. 2020.

ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora SENAC, 2009.

SOBCHACK, V. Inscrevendo o espaço ético: dez proposições sobre morte, representação e documentário. In: RAMOS, F. P. (org.) Teoria contemporânea do cinema, vol. II: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: SENAC, 2005.

SOUSA, J. P. Fotojornalismo: uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Covilhã: Universidade da Beira Interior , 2002. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf. Acesso em: 23 jan. 2020.

YAEL M. The House That Bleeds. World Press Photo. 2019. Disponível em: https:// www.worldpressphoto.org/collection/photo/2019/37699/1/Yael-Martinez. Acesso em: 21 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2021-07-05