Mcdonaldização no jornalismo, espetacularização da notícia

Autores/as

  • Thais de Mendonça Jorge UnB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2008v5n1p25

Resumen

 

O conceito de mcdonaldização, proposto neste trabalho, se baseia nos princípios da homogeneidade e da velocidade aplicados ao processo jornalístico, notadamente o jornalismo digital. Isso resulta em textos estandardizados, pasteurizados, superficiais, sem aprofundamento, culminando naquilo que denominamos jornalismo binário. O jornalismo binário seria o jornalismo reduzido à sua mínima essência, sem o cuidado de “ouvir o outro lado” ou de conferir as fontes. Temos, assim, duas hipóteses: 1) a mcdonaldização é um fenômeno que incide sobre o jornalismo e afeta as notícias; e 2) o jornalismo binário é conseqüência, levando a um produto de menor qualidade. Paralelamente, tecemos o argumento de que a espetacularização seria um recurso que encontra no jornalismo digital (mcdonaldizado) as condições para sua inserção no mundo das notícias.

Biografía del autor/a

Thais de Mendonça Jorge, UnB

Doutora em Comunicação pela UnB, docente da Faculdade de Comunicação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2009-06-02