Cinema e esporte na formação de professores de Educação Física: das experimentações às proposições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100332

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Esporte, Formação de professores

Resumo

O presente estudo objetiva: promover reflexões sobre cinema, educação e a formação de professores de Educação Física; descrever uma possibilidade metodológica de realizar o planejamento para o uso de filmes na disciplina em uma perspectiva dialógica; apresentar um levantamento de filmes que tematizem o esporte como tema gerador. A metodologia de pesquisa descritiva, amparada em experiências pedagógicas realizadas no ensino superior, se estruturou formalmente em um ensaio reflexivo. As ponderações realizadas, a descrição das atividades e instrumentos, bem como o levantamento das obras e a tematização proposta, contribuem na tarefa de pesquisa e ação pedagógica dos professores de Educação Física na Educação Básica que pretenderem usar filmes para enfatizar a cultura corporal esportiva, não tendo intenção imperativa, mas sim propositiva.

Biografia do Autor

Maria Edivania Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS).

Hamilcar Silveira Dantas Junior, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação (Universidade Federal da Bahia, UFBA). Professor Titular do Depto. de Educação Física e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais da Universidade Federal de Sergipe (PPGCINE/UFS).

 

Referências

ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.

ALMEIDA, Rogério de. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-28, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v33/1982-6621-edur-33-e153836.pdf. Acesso em: 9 jan. 2021.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Elementos do pós-moderno na representação do esporte no cinema contemporâneo. 2012. 151 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10542. Acesso em: 13 abr. 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas de. (org.). Vamos pensar as mídias na escola? Educação física, movimento, tecnologia. Natal: EDUFRN, 2016.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Esporte e cinema: possibilidades pedagógicas para a Educação Física Escolar. Cadernos de Formação RBCE, v. 3, n. 2, p. 68-67, 2012. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1849. Acesso em:10 jul. 2021.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano; SANTOS, Maria Edivania Alves dos. Pensadores sociais e o esporte no cinema: ações acadêmicas nos enfrentamentos do autoritarismo contemporâneo. A Barca, v. 1, n. 1, p. 134-153, 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/abarca/article/view/58473/34837. Acesso em: 6 abr. 2024.

DUARTE, Rosália. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

DUARTE, Rosália; ALEGRIA, João. Formação estética audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p, 59-80, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6687/4000. Acesso em: 6 jan. 2021.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modo de endereçamento: uma coisa de cinema, uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76.

FANTIN, Monica. Mídia-Educação: conceitos, experiências, diálogo Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, Monica. Dos consumos culturais aos usos das mídias e tecnologias na prática docente. Motrivivência, [S. l.], n. 34, p. 12–24, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17118. Acesso em: 13 abr. 2024.

FERRI, Cássia. Produção acadêmico-científica: a pesquisa e o ensaio. Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, 2011. Disponível em: https://www.univali.br/Style%20Library/Univali2013/custom/biblioteca-2023/files/producao-academico-cientifica-a-pesquisa-e-o-ensaio.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 93–102, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Hyw7s8nb3jLKrwgbgfS4c3J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2024.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

FRANÇA, Humberto Santana; DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Esporte e cinema na escola: uma experiência no ensino médio do colégio de aplicação/UFS. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 357–374, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12214. Acesso em: 15 maio. 2024.

FREIRE, Paulo. Educar com a mídia. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022a.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022b.

GOMES, Wilson. La poética del cine y la cuestión del metodo en el análisis fílmico. Revista Significação (UTP), Curitiba, v. 21, n. 1, p. 85-106, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65584. Acesso em: 3 abr. 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 7-34.

MARCELLO, Fabiana de Amorim; FISCHER, Rosa Maria Bueno. Tópicos para pensar a pesquisa em cinema e educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, [S. I] v. 36, n. 2, p. 505-519, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16944. Acesso em: 13 jun. 2021.

MELO, Victor Andrade. Cinema & esporte: diálogos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2006.

MEZZAROBA, Cristiano. Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 8, n. 17, p. 191-208, 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4523. Acesso em: 10 maio 2021.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

ROCHA, Mirian Cristina Vidal da; BEZERRA, Franklin Eduardo Oliveira Amaral; FRAGOSO, Paulo Alan Deslandes; DUARTE, André Luís Faria. Memórias afetivas da infância e seu impacto na formação do turista. Revista Eletrônica de Administração e Turismo. v. 16, n. 2, p. 38-60, 2022. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/ReAT/article/view/1774/1340. Acesso em: 5 maio 2024.

RUBIO, Kátia. O imaginário da derrota no esporte contemporâneo. Psicologia & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 86-91, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/96YXnWhMWF7BtjF96VZHzVD/. Acesso em: 6 de jul. 2024.

SANCHES, Simone Meyer; RUBIO, Kátia. A prática esportiva como ferramenta educacional: trabalhando valores e a resiliência. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 4, p. 825–841, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/r6k3NtLmXDhwcRrDLcvWnwq/#. Acesso em: 6 maio 2024.

SANTOS, José Douglas Alves dos; FANTIN, Monica. Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema. Educação e Pesquisa, v. 49, p. e262397, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/jFqtwHLYkwKFTvfYG5B9Swp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2024.

SANTOS, Maria Edivania Alves dos; DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; MEZZAROBA, Cristiano; SANTOS, Rodrigo de Souza. Juventude em formação: cinema/filme nas aulas de educação física. CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais, [S. l.], n. 35, p. 31–55, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/37435. Acesso em: 6 fev. 2024.

SILVA, Maria Lúcia; RUBIO, Kátia. Superação no esporte: limites individuais ou sociais? Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 3, n. 3, p. 69-76, 2003. Disponível em: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.3_nr.3/LSilva.pdf. Acesso em: 6 fev. 2024.

SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Gênero, educação física escolar e pedagogia do esporte: construindo processos educativos empoderadores. In: WENETZ, I.; ATHAYDE, L.L. (org.). Gênero e sexualidade no esporte e na educação física. v. 6. Natal: EDUFRN, 2020. p. 47-61. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29067. Acesso em: 6 maio 2024.

STEINBERG, Shirley R., KINCHELOE, Joel L. (org.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

TINÔCO, Rafael de Gois. Cinema e esportes: da ficção à realidade escolar. In: ARAÚJO, Allyson Carvalho de; BATISTA, Alison Pereira; RIBAS, Márcio Romeu (org.). Vamos pensar as mídias na escola? Educação física, movimento, tecnologia. Natal: EDUFRN, 2016. p. 31-45.

Downloads

Publicado

2024-10-17

Como Citar

ALVES DOS SANTOS, Maria Edivania; SILVEIRA DANTAS JUNIOR, Hamilcar. Cinema e esporte na formação de professores de Educação Física: das experimentações às proposições. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e100332. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/100332. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática